17/10/2019 15h19

Oficial da PMES ministra palestra no Sul do país sobre Atuação Humanizada da Equipe de Negociação em Ocorrências com Suicidas

O capitão da PMES Marcos Eduardo da Silva Teixeira se encontra em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, desde o dia 15 de outubro, onde participou da IV Jornada Caxiense do Luto, evento que está abordando diversas temáticas e, dentre elas, o suicídio. O evento é organizado pelo Instituto Luspe que, dentre outras atividades, lida com a formação específica para intervenção em circunstâncias de luto e perdas.

O evento teve início na terça-feira, dia 15 de outubro, e irá até a sexta-feira, dia 18, sendo realizado no Teatro da Universidade de Caxias do Sul. Participam como palestrantes psicólogos renomados nessa temática, dos estados do RS, SP, entre outros.

A palestra ministrada pelo capitão Eduardo ocorreu nesta quarta-feira, dia 16, com a apresentação sobre a atuação humanizada da Equipe de Negociação da PMES em ocorrências de intervenção com suicidas, onde foi explanado para o público presente a estrutura, a formação, o treinamento e a atuação dos negociadores da PMES nesse tipo de ocorrência. 

Na apresentação foi demonstrado ao público presente alguns procedimentos e orientações do que se é recomendado e também do que não deve ser realizado ao fazer a intervenção em uma ocorrência com suicida. A palestra contou uma parte teórica e ao final uma simulação prática para os presentes, que puderam conhecer e vivenciar um pouco das dificuldades encontradas pelos negociadores da PMES quando se deparam com uma ocorrência complexa.

O capitão Eduardo destaca a importância desse intercâmbio, onde profissionais de Saúde Mental perceberam na atuação da PMES em ocorrências com suicidas, uma abordagem diferenciada, humanizada, que se preocupa com a valorização da vida do próximo. O oficial destaca que o contato foi feito em virtude de sua participação em Seminários sobre a Prevenção ao Suicídio e como palestrante no Congresso Nacional de Prevenção ao Suicídio, realizado no ano de 2018 no estado do Espírito Santo.

Já na manhã desta quinta-feira (17), prestes a embarcar no vôo para o Espírito Santo, o oficial foi convidado pelo tenente-coronel Jorge Emerson Ribas S. de Lima, comandante do 12° BPM, Unidade responsável pelo policiamento em Caxias do Sul e adjacências. O citado oficial superior recepcionou calorosamente o capitão Eduardo, mostrando as dependências do Batalhão, conversando sobre a Saúde dos Policiais e sobre a importância de se discutir sobre esse tema. Ao final, o tenente-coronel Ribas presenteou o capitão Eduardo com um livro que retrata os 180 anos da Brigada Militar e outras lembranças do 12° BPM.

“Foi uma oportunidade ímpar participar de um evento que trata de um tema tão importante. Compartilhar com as pessoas que se envolvem positivamente com essa temática sobre a atuação da PMES nas ocorrências de negociação envolvendo suicidas, realizada pela Equipe de Negociação lotada na CIMEsp, foi de extrema importância.”

“A prevenção e a atenção aos sinais que a pessoa em crise passa a demonstrar é tão importante quanto o atendimento na crise aguda. Devemos estar atentos a tudo isso. Não basta apenas ter a atenção e o cuidado somente na própria intervenção, pois não há barreiras que venham a impedir que esse grave problema de Saúde Pública mundial se faça presente em quaisquer ambientes.”

“Poder contribuir com o atendimento de pessoas em crises suicidas, em outros estados, e socializar as nossas boas práticas é uma certeza de que estamos adotando procedimentos adequados na PMES, visando sempre uma maior atenção e preocupação com a vida alheia. A consequência dessas ações é que nossa instituição se torna referência nesse assunto no Brasil”, finalizou o capitão.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES: 
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR
Fernanda Bollis
Tels: (27) 3636-1577/ 9 9862-4006
Priscila Barcelos
Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI