10/12/2018 15h54

Oficiais do 1º BPM recebem instruções da DTIC e assistem a apresentação de monografia

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (10), no auditório do 1º Batalhão, uma apresentação do Coronel Sérgio Pereira Ferreira, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), abordando as atualizações tecnológicas institucionais, dentre elas o Sistema de Gestão da Polícia Militar (SGPM).

Na oportunidade, também fora apresentado, pelo tenente Diego D’avilla Franco, a sua monografia em que defendeu a implementação de um Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar).

Na reunião, o coronel Sérgio apresentou aos oficiais do 1º Batalhão as novidades implementadas no sistema de Gerenciamento de Rotinas Operacionais (GRO), do qual pertence o Sistema de Gerenciamento da Polícia Militar (SGPM), que já se encontra em utilização, como um projeto piloto, desde o mês de março de 2018, na 1ª Cia do 1º BPM.

Com a recepção de 135 smartphones habilitados para a operação do sistema, realizada no fim do mês de novembro, o sistema será expandido para todo o efetivo do 1º Batalhão e servirá para a contínua melhoria dos serviços prestados à população da Capital, otimizando assim os recursos operacionais e possibilitando o acompanhamento em tempo real da localização das viaturas.

O coronel Sérgio ainda falou sobre o sistema Baon (Batalhão Online) que possibilitou a substituição da confecção das ocorrências feitas à mão pelo uso do sistema online integrado, proporcionando maior agilidade e redução do tempo despendido na confecção destas e no retorno das viaturas empenhadas ao setor de policiamento.

Nesta mesma manhã, o tenente D’Avilla, do 6º Batalhão, apresentou a sua monografia em que defendeu a “Viabilidade de implementação do Gepar no complexo da Penha como uma ferramenta de Polícia Comunitária Interativa”.

O Gepar é um projeto realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e atua com o intuito de garantir a segurança aos moradores, promovendo a prevenção e repressão qualificada de crimes violentos, com o objetivo de reduzir os índices criminais desses locais. O Grupo executa as suas atividades dentro de três pilares: a prevenção, a repressão qualificada e a promoção social.

O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro, agradeceu ao coronel Sérgio pela sua presença na reunião e pelo empenho na solução dos problemas de áreas de sombra na rede de rádio do 1º Batalhão. Agradeceu também ao tenente D’Avilla por sua pesquisa, ao procurar contribuir com iniciativas voltadas para a redução dos índices de criminalidade em zonas de conflitos sociais.

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br