Novo projeto da GAS/SESP vai analisar qualidade de vida e redução de riscos de saúde na Segurança
A Gerência de Atenção ao Servidor (GAS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) dará início a um novo projeto de atenção à saúde física e mental de servidores da área de Segurança Pública do Estado. O Projeto “Mens Sana in Corpore Sano” está inserido no Eixo Melhoria da Qualidade de Vida dos profissionais da segurança pública e terá como objetivo analisar a qualidade de vida de servidores de diversas instituições de Segurança Pública, utilizando esses dados para planejar metodologias e intervenções para redução de riscos cardiovasculares, incidências psicológicas e nutricionais dos agentes.
A previsão é de que o projeto tenha início ainda no primeiro semestre de 2024 e o investimento previsto é de mais de um milhão de reais, com recursos provenientes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP).
Assim como ocorreu em projetos anteriores desenvolvidos pela GAS/Sesp, a adesão é voluntária. Por isso, a equipe da GAS vem realizando visitas de sensibilização nas unidades policiais. O gerente da GAS/Sesp, professor Pedro Ferro, a psicóloga da GAS/Sesp Therezina Abranches e a Dra. Suzanny Mendes, representado a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), já percorreram as unidades que compõem o 2º Comando de Policiamento Ostensivo Regional (CPOR) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), levando informações e orientações a 160 policiais militares.
A equipe da GAS/Sesp esteve nas sedes do 5° BPM (Aracruz), 12° BPM (Linhares), 18ª Cia Ind. (Jaguaré) e concluiu o ciclo de sensibilizações da região norte no 13º BPM (São Mateus), no dia 06 de março, em regime integral de intensas orientações, perfazendo um conjunto de 12 municípios, que compõem a área do 2º CPOR. As visitas terão continuidade em outras unidades da PMES, alcançando, ao final, todos os 78 municípios capixabas.
Na oportunidade, a equipe da GAS/Sesp apresenta informações e orientações na área de saúde mental, além de exibir os resultados dos projetos que já foram realizados, como o SOMA-SI, o programa de autogerenciamento do bem-estar a partir da análise do estresse de agentes da segurança, realizado em 2023. O SOMA-SI alcançou 1.562 profissionais de segurança pública e disponibilizou serviços psicológicos e cardiológicos.
“A intenção é que o Projeto Mens Sana alcance o triplo de servidores atendidos pelo Projeto SOMA-SI, que atingiu mais de 1.500 servidores na primeira fase. Em 2024, a previsão é de atendimento in loco, ampliando os atendimentos e proporcionando entendimento e autocuidado aos policiais e demais agentes de segurança pública. Profissionais saudáveis refletem a qualidade do serviço prestado à sociedade capixaba”, afirmou o gerente de Atenção ao Servidor da Sesp, professor Pedro Ferro.
Para além da saúde física e mental, a GAS promove, também, iniciativas ligadas à formação profissional dos agentes de segurança pública. O curso de Pós-Graduação em Saúde, Direitos Humanos e Segurança Pública, ofertado Ufes, está em andamento e, para 2025, está prevista a realização do Mestrado em Segurança Pública com ênfase em saúde mental, em uma parceria da GAS/Sesp com a Universidade.
Texto: Camila Ferreira
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com