29/08/2017 09h59

“Meu parto” realiza oficina sobre tipos de parto e a humanização do nascimento

A equipe do projeto “Meu Parto” se reuniu, mais uma vez, para realizar uma oficina. Com o tema “Tipos de parto e a humanização do nascimento”, o evento – que aconteceu na Academia de Polícia (Acadepol), em Vitória – contou com a participação de policiais gestantes, dependentes e seus companheiros.

A reunião foi na última terça-feira (22), e contou com a palestra de Uiara Benevenuto, enfermeira obstetra, que forneceu informações importantes sobre o momento do parto e como torna-lo mais humano, respeitando os desejos dos pais e preservando a saúde do bebê.

“Para mim, que vim de uma família e de uma cultura onde, praticamente, todos os partos foram cesárias, a oficina me deu ainda mais certeza da minha decisão: ter meu parto da maneira mais natural possível”, afirmou a escrivã da Polícia Civil Bruna Assed de Andrade Fernandes da Costa, grávida de 7 meses.

As atividades oferecidas pelo “Meu Parto” são várias, entre elas atendimento psicológico para os dependentes diretos das policiais civis e a realização de oficinas com temas relevantes sobre gestação. A oficina “Tipos de parto e a humanização do nascimento” foi a primeira de um ciclo de palestras que acontecerão até o final de 2017. A próxima acontece no dia 15 de setembro e o tema será “Aleitamento Materno: um novo olhar”.

“Adorei o projeto por proporcionar um suporte neste momento deliciado para nós mulheres. O momento do parto é uma das etapas desta jornada e a equipe do projeto tornou a conversa sobre o parto humanizado bastante esclarecedora e proveitosa. Aprendemos sobre os diferentes tipos de parto, alguns procedimentos que ainda são práticas atuais e que possuem prejuízos para a mãe ou para o bebê, além de ouvirmos relatos de diversas mães. A oficina permitiu com que eu me sentisse mais acolhida pela Polícia e mais segura para este momento” contou Daniela de Paula, Perita Bioquímica Toxicologista.

A coordenadora do projeto, a psicóloga da Divisão de Promoção Social (DPS) Nathalia Carvalho, alerta que os interessados devem se inscrever pelo e-mail da DPS (dps@pc.es.gov.br) ou pelo telefone 3137-9022. “Podem participar das oficinas policiais gestantes, grávidas dependentes de policiais, os companheiros e ainda policiais e dependentes que já estão tentando engravidar”, informou a coordenadora.

Projeto “Meu Parto”

Com o objetivo de assistir às policiais civis durante toda a gravidez, inclusive durante o parto e no período pós- parto, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Promoção Social (DPS), criou o projeto “Meu Parto”. O projeto foi lançado em maio do ano passado, durante a solenidade em comemoração ao Dia das Mães, realizada no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória.

Segundo as idealizadoras do projeto e psicólogas da Polícia Civil, Nathalia Vieira e Maria Teresa Borges, a ideia surgiu a partir da necessidade de se pensar na importância do bem estar psíquico e social das policiais, tendo em vista que, atualmente, a Polícia Civil conta com um grande número de policiais mulheres que desempenham atividades diversas. “O projeto está em consonância com as atividades já desenvolvidas pela DPS no âmbito da saúde e da valorização dos servidores policiais civis”, ressaltou Nathalia.

“Para o momento do parto, o projeto oferece um serviço de acompanhamento, que visa a dar suporte físico, psíquico e emocional à mulher em trabalho de parto. Além disso, após o nascimento do bebê, nós realizamos uma visita com o objetivo de auxiliar a mãe nos primeiros cuidados, com orientações quanto às dúvidas que surgirem”, informou Maria Teresa.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil 
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes - (27) 98849-2310
imprensa.pc@pc.es.gov.br 

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Paula Lima (27) 99846-1111

Marina Galvêas (27) 98802-3326
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI