18/06/2018 16h57 - Atualizado em 18/06/2018 16h59

Imóvel da Prefeitura de Vitória pode receber base fixa da PM na Piedade

O secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, visitou, nesta segunda-feira (18), o Morro da Piedade, em Vitória. Ao lado do secretário municipal de Segurança Urbana da capital, Fronzio Calheira, Nylton explicou que o Governo do Estado vai doar três câmeras para o monitoramento do bairro, e também do Moscoso e da Fonte Grande.  Já a Prefeitura de Vitória faz a análise de ceder um imóvel para servir como a base fixa da Polícia Militar.

O imóvel fica justamente abaixo da quadra que é utilizada pelos moradores, numa localização aos pés do morro. “Estamos analisando um imóvel municipal para instalar a base e estamos doando mais três câmeras para serem instaladas. Nossa equipe veio até aqui para analisar a estrutura. Havendo um entendimento de que este deverá ser o local da base, em até 60 dias (após a decisão) a unidade estará em funcionamento”, explicou o secretário, frisando que deverá ocorrer uma reforma antes no local.

Na unidade que vai funcionar na Piedade, os policiais poderão ter acesso a equipamentos, como drones, para que possam fazer a vigilância das localidades. Os militares responsáveis, que passarão por treinamentos para utilizar os aparelhos, ainda terão acesso às câmeras, com o objetivo de verificar atitudes suspeitas e preservar a segurança e o bem-estar.

“A polícia já se faz presente com a patrulha a pé. E os militares só sairão daqui com a nossa base fixa. Temos uma base móvel e policiais nas radiopatrulhas. É o quantitativo necessário para as ações”, disse o secretário. Ele ainda fez questão de ressaltar que é importante haver a integração de um trabalho entre os diferentes poderes.

“Segurança pública se faz com integração entre município, Estado, governo federal. O município pode ajudar muito oferecendo ambientes organizados. E como se faz isso? Oferecendo uma boa limpeza pública, recolhimento de lixo, iluminação, eliminação de mato. E isso colabora para ambientes organizados. E ambientes organizados geram naturalmente espaços mais seguros. As polícias estão presentes na Piedade e vamos permanecer. Contem conosco”, concluiu Nylton Rodrigues.

O secretário Fronzio Calheira afirmou que a Prefeitura de Vitória vai realizar o cabeamento de fibra ótica para a instalação das câmeras, vai instalar wi-fi gratuito para a população da Piedade e também vai viabilizar o estudo para a liberação do imóvel do executivo municipal para abrigar a base fixa da Polícia Militar.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesp