19/12/2018 16h52 - Atualizado em 19/12/2018 16h55

Grande Vitória tem menor número de homicídios dos últimos 22 anos

A Grande Vitória registrou, em 2018, o menor número de homicídios dolosos dos últimos 22 anos. O dado foi apresentado durante a reunião de monitoramento de indicadores da Região Integrada de Segurança Pública Metropolitana (Risp 1), que aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), na Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

Estiveram presentes à reunião o secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues; o delegado-geral da Polícia Civil, Guilherme Daré; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Carlos Marcelo D’Isep Costa; o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Ramalho; e a diretora técnica do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Édina de Almeida Poleto, que atualmente também responde pela Diretoria Geral do órgão.

Segundo dados do Observatório da Segurança Pública, ocorreram, até a última segunda-feira (17), 596 homicídios dolosos na região da Risp 1, que engloba os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari. A redução dos crimes é de 23% em relação ao ano passado (infográfico da série histórica na galeria de imagens). O Estado, por sua vez, tem a menor taxa de homicídios dos últimos 29 anos: 28 crimes para cada grupo de 100 mil habitantes.

Durante o encontro, foi apresentada a quantidade de homicidas presos pelas polícias de janeiro a novembro deste ano no Espírito Santo: 1.867. Além disso, foram apreendidas no Estado, também de janeiro a novembro de 2018, 2.712 armas de fogo.

“Agradecemos aos trabalhos das Polícias Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros. O povo capixaba tem orgulho de vocês pelo trabalho na Segurança Pública. Instituições mais fortes, povo capixaba mais seguro”, disse o secretário Nylton Rodrigues.

Investimentos

A pasta da Segurança Pública do Espírito Santo conseguiu, em 2018, a maior captação de recursos da sua história, de cerca de R$ 400 milhões. Com os investimentos, as instituições serão mais valorizadas e serão mais eficientes no combate ao crime.

Dos investimentos captados, R$ 184 milhões são para infraestrutura; R$ 37 milhões para inteligência; R$ 28 milhões para tecnologia; R$ 15 milhões para armas; e R$ 100 milhões para viaturas.