Governo lança Operação Colheita 2022 em 72 municípios do Espírito Santo
O governador Renato Casagrande lançou, durante solenidade na última sexta-feira (22), a Operação Colheita 2022, que contemplará 72 dos 78 municípios do Espírito Santo, com policiamento extra nas áreas rurais, até o mês de novembro. A ação faz parte do Plano Estadual de Segurança Rural, instituído no dia 31 de março, com objetivo de dar foco ao aumento da segurança pública para o trabalhador do campo capixaba.
Ao todo, somente na Operação Colheita, serão investidos cerca de R$ 6,8 milhões, destinados ao pagamento de indenizações suplementares de escala operacional (Iseo), aos militares que participarão das ações.
“Ainda aqui em Boa Esperança, estamos lançando a Operação Colheita que irá patrulhar as comunidades rurais de todo Estado. O nosso Plano Estadual de Segurança Rural mobiliza policiais, viaturas e toda a nossa estrutura de segurança para combater os crimes que acontecem no campo. Temos agora também uma Delegacia Especializada em Crimes Rurais na Polícia Civil”, ressaltou o governador.
Em 2021, primeira edição da operação, foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão, que resultaram na apreensão de 47 armas de fogo, recuperação de cargas grandes de café e pimenta que haviam sido roubados, além de 46 prisões em flagrante. Para esse ano, o Governo aumentou a abrangência para quase todo o Estado, além do período, tendo em vista que a última havia começado em maio.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante, essa é mais uma ação dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida, que demonstra a preocupação do Governo não somente com violência urbana, mas também com o aumento dos problemas no campo.
“Criamos um Comitê Estadual de Segurança Rural para tratar o assunto de forma interinstitucional. Colocamos na mesa as entidades que representam os produtores rurais, como solicitou o governador Renato Casagrande. Assim conseguimos identificar melhor os problemas e atender melhor o morador do campo. Aproximar mais a segurança pública dessas pessoas. Agora, estamos iniciando a Operação Colheita, com uma boa expectativa de aumentar essa sensação de segurança na área rural”, afirmou Celante.
Além do reforço em policiamento, a Operação Colheita 2022 contará com o uso de tecnologia para mapeamento das áreas rurais, por meio de QR Code, facilitando assim o acesso das viaturas às sedes das propriedades. Outro ponto será a distribuição de cartilhas de segurança para os produtores, com recomendações para auxiliar na segurança rural.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, destacou o trabalho de reorganização das forças de segurança no Espírito Santo. “Quando assumiu a gestão, o governador encontrou nossa instituição em uma situação extremamente complicada. Na sua última gestão, o senhor deixou a nossa corporação com 10.101 homens e recebeu ela com menos de 8.500. Essa descontinuidade na prestação de serviço de segurança pública pela Polícia Militar coloca o senhor novamente em um processo de reconstrução, não só da PMES, mas das outras instituições”, disse.
O coronel Caus prosseguiu: “A política de segurança pública não pode sofrer descontinuidade. Já foram autorizadas nove obras novas na Polícia Militar, entre batalhões e companhias independentes. Só aqui na região, hoje, nesse lançamento, ela é três vezes maior em termos de efetivo. Isso é muito importante para que possamos levar cada vez mais segurança para aqueles que fazem parte de um grande alicerce da economia desse Estado, que é o nosso homem do campo.”
Atendimento à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303