19/10/2017 15h22

Governo do Estado inaugura nova Delegacia de Polícia Civil em Guaçuí

A população de Guaçuí e de municípios vizinhos, na Região Sul do Estado, passa a contar com uma Delegacia de Polícia Civil mais moderna. A inauguração ocorreu na manhã desta quinta-feira (19). A nova unidade foi erguida na Avenida José Alexandre, no bairro São José, e conta com ampla estrutura de atendimento ao público, inclusive com posto de identificação.

Estavam presentes na solenidade o governador Paulo Hartung, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, o chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Daré, policiais civis e militares, bombeiros e autoridades políticas, como deputados e prefeitos da Região.

Em discurso, o governador Paulo Hartung ressaltou que o Poder Executivo Estadual está entregando um importante equipamento para Guaçuí e região na área da Segurança Pública.  Hartung anunciou ainda autorização de reforma da estrutura utilizada pela Polícia Militar no município.

“Queremos deixar as duas polícias equipadas e estruturadas. Em plena crise socioeconômica que castiga o país estamos conseguindo inaugurar uma estrutura deste porte. Estamos vivenciando uma realidade diferente dos outros Estados, avançando com a entrega de obras importantes, implantação de políticas públicas estruturantes e na prestação de serviços à população. Estou muito feliz por estar inaugurando esta obra e governando o Espírito Santo pela terceira vez”, disse Paulo Hartung.

O investimento total na reforma do prédio foi de R$ 1.537.837,51.  A obra teve duração de três anos e o projeto foi todo pensado para facilitar a acessibilidade dos cidadãos. Há rampas para acesso de cadeirantes, além de banheiros acessíveis e calçada cidadã.

A unidade está construída em um terreno com 921,60 m² todo pavimentado, sendo 352,91 m² de área edificada que conta com calçada externa, estacionamento e acesso de viaturas, acesso de pedestres, gradil (frontal e lateral), muros externos e jardim.

Na parte interna a nova unidade possui três recepções, sendo uma para atendimento à população, outra para entrada dos conduzidos e a terceira para o setor de identificação; instalações sanitárias adaptadas para pessoas com deficiência; uma copa; duas salas para os delegados; duas salas para cartório; uma sala para arquivo; almoxarifado; cofre; sala de reconhecimento entre vítima e preso; sala para investigação, uma sala para flagrantes; duas celas; sala para assistente social; depósito de material apreendido; depósito de material de limpeza e garagem.

O secretário André Garcia valorizou a construção, que vai proporcionar integração entre polícia e moradores da cidade, mas acima de tudo qualidade de atendimento e de condições de trabalho para os policiais. O secretário destacou ainda o investimento que vem sendo feito na Polícia Civil em todo o Estado.

“Essa é mais uma importante entrega que estamos efetuando em todo o Estado. Já inauguramos em Pedro Canário, Pedra Azul, aqui e, em breve, em outros municípios. É um conjunto de investimentos que mostram que estamos enfrentando a crise com equilíbrio, respeitando o dinheiro dos capixabas, mas entregando estruturas como essas. Isso só se faz com organização e planejamento”, disse o secretário.

O chefe da Polícia Civil do Espírito Santo, Guilherme Daré, destacou a importância da nova delegacia para a equipe de policiais que atende à região.

"Esta construção é uma importante realização para a cidade e regiões vizinhas, porque assim a Polícia Civil atua de modo mais eficiente e eficaz, e contribui ao trabalho valoroso das outras agências policiais. Por isso enfatizo o objetivo do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil – que é proporcionar serviço público de qualidade tanto para a população quanto para os nossos honrosos policiais”, pontuou Daré.

Na nova unidade também vai funcionar o serviço de identificação, que possui uma estrutura separada com recepção, banheiros, copa e salas para a realização do serviço. A delegacia atenderá aos municípios de Guaçuí, Dores do Rio Preto e Divino de São Lourenço, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.

Informações à imprensa

Coord. Comunicação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social