10/11/2023 12h59

GAS/Sesp realiza ações do SOMA-SI em unidades do norte do Estado

A equipe da Gerência de Atenção ao Servidor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (GAS/Sesp) levou para as unidades da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES) subordinadas ao 2º Comando de Polícia Ostensiva Regional, no norte do Estado, ações e palestras do projeto de pesquisa-ação SOMA-SI, desenvolvido em parceria pela Sesp com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As visitas ocorreram no dia 18 de outubro no 12º BPM, em Linhares, no dia 25 de outubro no 5º BPM, em Aracruz, e no dia 08 de novembro na 18ª Companhia Independente, em Jaguaré.

A pesquisa-ação Soma-SI tem como objetivo analisar as condições de estresse vivenciadas pelo servidor da segurança pública no Espírito Santo, identificar a relação deste estresse com as condições físicas do servidor e implementar medidas adequadas de tratamento, reunindo atenção psicossocial, médica e nutricional.

O primeiro passo é o preenchimento voluntário, pelo servidor, de um formulário, que é analisado individualmente. Com base nas informações fornecidas, uma equipe multidisciplinar analisa cada caso e sugere ações para a melhoria da qualidade de vida do servidor. As orientações vão desde simples mudanças de hábitos a acompanhamento médico e psicológico.

“Nas visitas às unidades do 2º CPOR, os militares participaram de palestras e atividades alusivas à prevenção a ansiedade e depressão, educação financeira e relevância de boa alimentação e sono. Foram abordados assuntos concernentes ao relacionamento interpessoal, resolução de conflitos e oficinas de relaxamento e autocuidado”, explicou o gerente da GAS, professor Pedro Ferro.

O chefe da Divisão Corporativa Administrativa do 2º CPOR, tenente-coronel Campos, destacou a importância deste trabalho. “Nós compreendemos que essa tarefa é extremamente importante por que ela precede as entregas dos nossos profissionais à sociedade capixaba. Profissionais com melhor qualidade de vida, conhecedores de estratégias voltadas ao autoconhecimento e autogestão de suas questões são fundamentais”, afirmou.

As visitas realizadas nas três unidades somam 120 policiais militares atendidos, entre oficiais e praças. Há ainda a previsão do atendimento de mais 40 policiais militares do 13º BPM, em São Mateus, para janeiro de 2024, finalizando as atividades orientadoras no 2º CPOR.

 

Texto: Camila Ferreira

 

Assessoria de Comunicação da Sesp
Camila Ferreira - respondendo
(27) 3636-1572
comunicasespes@gmail.com   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI