13/05/2022 16h44 - Atualizado em 13/05/2022 16h45

Forças de Segurança realizam operação integrada “Juntos Salvamos Vidas” na Grande Vitória

As Forças de Segurança do Estado do Espírito Santo realizaram nessa quarta-feira (11), a operação “Juntos Salvamos Vidas”. Uma ação integrada e planejada em alusão a campanha Maio Amarelo, mês de atenção especial às ações de preservação à vida no trânsito.

Para a operação foram montados oito pontos de fiscalização nos municípios de Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra e Viana. Reforçaram o policiamento militares do 1º, 6º e 7º Batalhões; da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª e 17ª Companhias Independentes; investigadores da Delegacia de Delitos de Trânsito; agentes das guardas municipais e servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), que aturaram das 17h às 23.

No total, foram abordadas 297 motocicletas e 321 carros. Cinquenta e sete veículos foram removidos ao pátio e 203 autos de infração foram confeccionados por motivos diversos, sendo 41 por conduzir veículo com o licenciamento vencido, 27 por conduzir veículo sem possuir CNH ou permissão e 19 por permitir que alguém sem CNH ou permissão dirigisse veículo automotor. Em relação à embriaguez ao volante, 477 testes passivos e quatro convencionais foram realizados. Sete condutores se recusaram a soprar o bafômetro.

Durante a ação, no município de Viana, as equipes apreenderam 882 pinos de cocaína, 11 munições calibre 380 e duas .40. Dois indivíduos foram detidos e encaminhados para a Delegacia Regional de Cariacica.

Participaram da operação 14 entidades de segurança, que somaram o empenho aproximado de 105 servidores estaduais e municipais, além de 50 viaturas.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, esteve acompanhando o trabalho integrado e reforçou a importância da fiscalização no trânsito.

“A nossa finalidade é fazer a fiscalização das condições do veículo no aspecto documental e condições de rodagem, bem como indivíduos que estão com a carteira vencida e aqueles com sintomas de embriaguez. Tudo isso para garantir aquele motorista que anda correto mais segurança, bem como a todos os pedestres capixabas”, explicou o comandante.

O diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, destacou a importância de ações integradas como essa para salvar vidas no trânsito. “O principal objetivo do Detran|ES é aumentar a segurança do cidadão, reduzir o número de acidentes e, consequentemente, preservar vidas. Não podemos permitir de forma alguma que condutores continuem a assumir o risco na direção de um veículo que esteja em mau estado de conservação e também que ele saia por aí dirigindo após ingerir bebida alcoólica. Então, o cidadão pode ter certeza que estamos e estaremos cada vez mais presentes a fim de reduzir a quantidade de pessoas chorando a perda de seus entes queridos em acidentes de trânsito”, disse.

Essa ação integrada foi uma das várias iniciativas que estão sendo adotadas com a intenção de sensibilizar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas quanto aos cuidados que devem ter nas vias públicas para a preservação da vida.

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz