04/04/2022 13h33 - Atualizado em 04/04/2022 13h34

Forças de Segurança do Espírito Santo participam de workshop sobre segurança pública em Brasília

Servidores de segurança pública do Espírito Santo estiveram presentes em um evento, na última terça-feira (29), para debater e trocar experiências sobre temas relevantes para a categoria. O 1º Workshop de Transferência de Recursos e Contratações na Área da Segurança Pública, realizado em Brasília, teve como objetivo promover debates sobre os recursos repassados ​​pela União aos Estados e ao Distrito Federal, por meio de transferências voluntárias e compulsórias. A reunião foi empreendida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen).

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) foi representada pelo subsecretário de Estado de Gestão Administrativa, Fábio Gomes de Aguiar; pela gerente de convênios e captação de recursos, Karolayne Cesquim Piassi; a assessora especial da Gerência de Contratos e Convênios (Gecov), Cristiane Leonel Keller; o assessor especial do Grupo Financeiro Setorial (GFS), Marcelo Yukio Suegama Costa e o membro da Secretaria Executiva do Fundo Estadual de Segurança Pública, Edson do Santos Ribeiro. 

Já as forças de segurança, compostas pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), foram representadas pelo perito oficial criminal da PCES, José Fabiano de Sena Netto; pelas investigadoras de polícia da PCES, Valeska Rodrigues e Alessandra Mendes Pazeto; o sargento do CBMES, Alberto Monteiro Neto; o capitão do CBMES, Saulo de Tárcio Corrêa e o major da PMES, Rodrigo Vieira de Freitas. 

Durante o evento, foram discutidas as etapas do processo de repasse de recursos, incluindo a celebração de convênios, habilitação, utilização de recursos, execução e prestação de contas, além de outros aspectos se suma importância para a boa e regular aplicação dos recursos. O encontro possibilitou a integração entre os pontos focais das Corporações e Instituições de Segurança Pública do Estado, que lidam diariamente com os Convênios Federais e compartilham das dificuldades encontradas no decorrer da celebração e execução dos instrumentos pactuados. 

Para a gerente de convênios e captação de recursos da Sesp, Karolayne Cesquim Piassi, a participação dos servidores foi importante para observar as demandas e dificuldades relacionadas à execução de convênios que vem sendo enfrentadas pelo Espírito Santo nos últimos 02 anos. “Com as observações feitas no evento, pudemos perceber que nossa realidade se enquadra na mesma realidade compartilhada dos outros estados do Brasil. Com isso, juntos buscamos uma solução integral dos instrumentos celebrados diante dos impactos causados pela pandemia de COVID-19 no mercado atual”, relatou Karolayne Piassi.

O encontro permitiu que servidores de todos os estados da federação trocassem suas experiências e conhecimentos, assim trazendo diversas novidades que foram absorvidas pelos integrantes da Sesp que estiveram presentes no evento. O subsecretário de Gestão Administrativa da Sesp, Fábio Aguiar, afirmou que a visita dos servidores a Brasília foi uma experiência de grande valia para todos os integrantes. “Nossa participação no workshop foi uma experiência muito significativa para todos nós, principalmente, para quem atua diretamente na área de aplicação de recursos direcionados para o Estado. Tivemos a oportunidade de estar em Brasília entre os dias 29 e 31 de março, e retornamos para o Espírito Santo com muitas novidades e vontade de continuarmos seguindo os projetos de governo, resultando diretamente na ampliação da Segurança Pública no Espírito Santo”, apontou o subsecretário.

Texto: Assessoria de Comunicação Sesp 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp

Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI