18/05/2022 10h46

Espírito Santo participa de Operação Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) coordenou, entre os dias 02 e 18 de maio, a Operação Parador 27, no Espírito Santo. De iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Parador 27 reuniu esforços de diversos estados da federação para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais, estaduais e logradouros públicos.

O encerramento, nesta quarta-feira (18) é simbólico, pois a data é lembrada como o Dia Nacional de Combate à Exploração Infantil, cujo objetivo é mobilizar a sociedade brasileira para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data faz alusão ao assassinato de Araceli Cabrera, cometido em 1973, em Vitória, um crime que chocou todo o Brasil.

A Operação Parador 27 reuniu a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Prefeituras Municipais de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Foram empenhados 48 agentes de segurança entre policiais civis, militares e rodoviários federais, guardas municipais, conselheiros tutelares e agentes municipais de fiscalização, além de 20 carros entre viaturas e veículos municipais oficiais.

“Foi uma operação dividida em três eixos: blitze educativas, investigação das denúncias e ações preventivas de fiscalização. A Sesp fez a coordenação, mas ações só foram possíveis graças à integração entre as diversas instituições. Agradecemos aos órgãos que trabalharam conjuntamente para combater este mal que é a exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Márcio Celante.

As blitze educativas aconteceram em Cariacica e Vila Velha, nos dias 06 e 13 de maio, respectivamente. Entre os locais de abordagem estavam boates e casas de prostituição, indicados pela Agência de Inteligência da Sesp, bem como pelos conselhos tutelares e secretarias municipais de assistência social, nessas diligencias foram apreendidas maconha e cocaína.

Além de fiscalizar os estabelecimentos, as equipes distribuíram panfletos, fôlderes e cartazes com informações relacionadas ao tema, destacando a importância da participação da população por meio de denúncias anônimas e como colaborar pelo Disque 100 e Disque-denúncia 181.

Ainda no período da Operação, 14 denúncias oriundas do Disque 100 foram encaminhadas para a DPCA. Cada denúncia é averiguada e as investigações seguem em andamento na unidade policial. No Espírito Santo, denúncias sobre exploração sexual de menores também podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação da Sesp