06/11/2017 09h34

Escolas participantes do “Papo de Responsa” recebem homenagens

Em reconhecimento à parceria que vem sendo desenvolvida com as diversas escolas e também com os jovens atendidos, os integrantes da equipe do projeto social da Polícia Civil “Papo de Responsa” está homenageando os participantes das ações.

Para isso, estão sendo entregues placas de homenagens em reconhecimento às escolas e jovens que participam das atividades do projeto social.  Nessa segunda-feira (30), foi a vez da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jones José do Nascimento, localizada em Central Carapina, na Serra, ser homenageada e receber a placa do projeto com os dizeres “Os alunos desta Escola tiveram um Papo de Responsa”.

De acordo com a integrante da equipe do Papo e investigadora de polícia, Danielle Leonel, a escola foi atendida dentro da parceria entre a Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos. “Até o final do ano, o Papo de Responsa pretende ir em outras escolas para alcançar mais jovens e levar a placa para o maior número de unidades possível”, afirmou.

Com sua abordagem descontraída, o “Papo de Responsa” tem mudado a realidade das comunidades envolvidas, ajudando na redução da evasão escolar, aumentando o rendimento dos alunos na escola, mudando o comportamento dos jovens e melhorando as relações com suas famílias. Durante o ano de 2017, o projeto já atendeu 3735 jovens em áreas de vulnerabilidade.

A primeira escola a receber a homenagem foi a EEEFM Silvio Rocio, em São Torquato, em Vila Velha, no dia 26 de outubro, onde foram atendidos um total de 400 alunos, entre ensino fundamental e médio.

“Agradeço muito a toda equipe que participa do projeto. Percebo uma mudança nos alunos todas as vezes que acontecem as ações do Papo de Responsa aqui na escola. É maravilhoso ver nossos alunos participando e aprendendo, aproximando esses profissionais da sociedade e prevenindo a violência. Espero que esse projeto alcance ainda mais jovens pelo Estado”, contou a professora Pollyana Passabão, responsável pelo acompanhamento do projeto na escola Silvio Rocio.

Papo de Responsa

O Programa “Papo de Responsa” foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba o conheceram e, em parceria com a polícia carioca, trouxeram para o Estado. Desde sua implantação no ES, o “Papo de Responsa” já atendeu mais de 18 mil jovens.

O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.

O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convidou o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade.

No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada.

No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece o papo com a família dos alunos onde os policiais ouvem a percepção dos pais e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes - (27) 98849-2310

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

                                

Atendimento à Imprensa

Paula Lima: (27) 3636-1536 / 99846-1111

Leidy Mendonça: (27) 3636-9928 / 99607-2978

comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI