03/10/2025 16h10 - Atualizado em 03/10/2025 16h26

Espírito Santo sem Desastres: Defesa Civil Estadual coordena maior simulado de desastres do Estado

Cinco municípios atingidos por fortes chuvas, enchentes, queda de barreiras, rompimento de barragens, falta de água, luz e energia, milhares de desabrigados, desalojados, mortos e feridos. O registro é de um desastre de grandes proporções, mas é totalmente fictício. Tudo faz parte do 1º Simulado Geral de Enfrentamento a Desastres, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), entre os dias 06 e 08 de outubro. 

Este será o maior simulado de desastres já realizado no Estado. No ponto alto, dia 08 de outubro, secretarias e órgãos públicos, empresas, entidades representativas e sociedade civil organizada estarão reunidos no Centro de Inteligência da Defesa Civil (CIDEC) para treinar a gestão das ações de resposta frente ao desastre simulado. O governador Renato Casagrande participará do início dos trabalhos e ao longo do dia, haverá atividades de campo nos municípios envolvidos no simulado.

As instituições envolvidas aplicarão os conhecimentos adquiridos durante o mês de setembro, quando a CEPDEC realizou um ciclo de treinamento. Os participantes foram apresentados à ferramenta de gestão utilizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e pela Defesa Civil Estadual em momentos de crise: o Sistema de Comando em Operações (SCO), uma ferramenta gerencial para comandar, controlar e coordenar as operações de resposta em situações críticas.

A atividade faz parte da Política Espírito Santo Sem Desastres, que visa a fortalecer a capacidade de resposta e de gestão no enfrentamento a desastres do Estado. Uma das estratégias é reunir órgãos públicos, empresas, entidades privadas e sociedade civil, integrando-os em ações de prevenção, mitigação, resposta e recuperação de desastres.

“A Defesa Civil Estadual tem o papel de coordenar ações, planejar e executar estratégias e reunir as instituições públicas e privadas, com o objetivo maior que é salvar vidas. O Espírito Santo é historicamente marcado por eventos naturais de grande impacto, e a cada vez nós aprimoramos nossa capacidade de resposta e de gestão, salvando vidas e preservando a população. Com este simulado, estamos aplicando os conhecimentos compartilhados ao longo do mês de setembro, nos preparando para o período de chuvas que começa em novembro e garantindo que todos saibam seu papel se o desastre acontecer”, afirmou o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Benício Ferrari Júnior. 

Planejamento 

O desastre simulado vai atingir cinco municípios do sul do Espírito Santo: Mimoso do Sul, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Alegre e Vargem Alta. O cenário será inspirado nas chuvas extremas que impactaram o sul do Estado em março de 2024 e a atividade vai combinar atividades simuladas de mesa (planejamento, análise de cenários e tomada de decisão), com ações práticas de resposta nos municípios selecionados.

O desastre fictício vai evoluir ao longo dos dias, iniciando com um aviso meteorológico na segunda-feira (06) e alcançando o grau de Alerta Máximo da Defesa Civil na quarta-feira (08), seguindo o seguinte planejamento:

- Segunda-feira (06): Um Boletim Meteorológico fictício será publicado, com aviso “chuvas de impacto moderado a alto para a região sul do Estado”. Este Boletim será divulgado internamente e também será publicado em aba específica do simulado no site alerta.es.gov.br

- Terça-feira (07): Um Boletim Meteorológico fictício vai confirmar a previsão de evento de impacto alto. Ele também será publicado em aba específica do simulado no site alerta.es.gov.br. Com a confirmação, a Defesa Civil inicia o protocolo de comunicação com as cidades que serão atingidas. Moradores de Mimoso do Sul, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Alegre e Vargem Alta vão receber mensagens por SMS entre 17h e 19h, informando sobre o risco de enchente. Os moradores desses municípios não precisam adotar nenhuma providência, pois o aviso é parte do simulado. A mensagem conterá esta informação. 

- Quarta-feira (08): A “chuva” terá ocorrido durante a noite/madrugada e o cenário será de mobilização. A Defesa Civil Estadual convocará as instituições envolvidas nas ações de resposta para que estejam às 7h30 da manhã no CIDEC. Às 10h30 da manhã, haverá a emissão de um alerta via CellBroadcast para uma comunidade em Mimoso do Sul, informando sobre o risco iminente de rompimento de uma barragem. As pessoas que receberem o alerta não precisam adotar nenhuma providência, pois a mensagem também fará parte do simulado. Este aviso chegará em formato pop-up, com texto e alerta sonoro, se sobrepondo a qualquer conteúdo que esteja na tela do celular.  

Neste dia, o governador Renato Casagrande participará do início dos trabalhos. Ao longo do dia, haverá atividades de campo nos municípios envolvidos no simulado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar
Camila Ferreira
sesp.ascom@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI