Deam de São Mateus prende suspeito de agressão à mulher e homicídio
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de São Mateus, prendeu um homem de 40 anos suspeito de matar um desafeto e de agredir e ameaçar a própria esposa. A prisão ocorreu nessa quinta-feira (26), em uma obra, no bairro Novo Horizonte, em São Mateus.
Os policiais tomaram ciência dos fatos quando uma mulher de 39 anos, ex-companheira do detido, compareceu à Deam de São Mateus informando que o ex-marido a agrediu fisicamente e cortou o cabelo dela, além de ter colocado uma arma de fogo em direção à cabeça da mulher, ameaçando-a de morte. As agressões só cessaram quando o autor fugiu ao saber que a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) estava a caminho da residência. Após as agressões, o autor passou a ligar incessantemente para a vítima, inclusive enquanto ela era atendida na delegacia.
A titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de São Mateus, delegada Gabriella Zaché, disse que, em depoimento, a vítima relatou viver uma relação extremamente conturbada, tendo sido agredida várias vezes. “O suspeito tem passagens pela Justiça desde 2013, além de registros de ameaças e de agressões contra ex-companheira desde 2015”, acrescentou.
Segundo as investigações, o ex-companheiro da vitima seria o autor de um homicídio cometido na madrugada de quinta-feira (26), no bairro Litorâneo, em São Mateus. A vítima do homicídio, um homem de 30 anos, era marido da amante do agressor.
Diante da periculosidade do autor, a vítima passou o dia na delegacia, com medo de ir embora e ser morta. Ela se recusou a ir para a Casa Abrigo, pois não poderia levar seu filho de 17 anos e tinha medo do que o autor pudesse fazer com ele. “Representamos pela prisão preventiva do indivíduo, que, imediatamente, foi concedida pelo juiz da 3ª Vara Criminal de São Mateus. O suspeito foi preso pela equipe da DP de Jaguaré e conduzido ao plantão da 18ª Delegacia Regional de São Mateus”, informou a delegada Gabriella Zaché.
O homicídio
De acordo com as investigações, na madrugada do dia 26 de maio deste ano, a namorada da vítima, uma mulher de 24 anos, estava deitada no quarto com a filha e o companheiro dela se encontrava deitado na sala. Foi quando ela ouviu um barulho vindo do quarto ao lado, momento em que três homens encapuzados arrombaram a janela e adentraram na residência.
Os criminosos mandaram que a mulher saísse de casa com a filha. Nesse momento, segundo a testemunha, efetuaram três disparos de arma de fogo contra a vítima e logo após saíram do imóvel pela mesma janela em que entraram.
Durante apurações feitas pela PMES no local do crime, a irmã da vítima afirmou que era de conhecimento dele e da família que um ex-companheiro da namorada havia afirmado que, ao sair da cadeia, iria matar toda e qualquer pessoa que tivesse se envolvido com ela. Ex-companheiro este que se trata do indivíduo preso nessa quinta-feira (26).
“O homem foi autuado pelos crimes de lesão corporal qualificada na forma da Lei Maria da Penha, ameaça, porte ilegal de arma de fogo e por perseguir alguém reiteradamente, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica e restringindo-lhe a capacidade de locomoção, invadindo ou perturbando a esfera de liberdade ou privacidade da pessoa. O suspeito foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus”, complementou a delegada.
Texto: Victória Meireles, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111