13/11/2018 12h38 - Atualizado em 13/11/2018 14h02

Curso idealizado pela Sesp capacita Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, passou por capacitações importantes nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13) no auditório do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo, em Vitória, no bairro Bento Ferreira, no prédio anexo à sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

 

O início do curso contou com as participações do secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Ramalho, do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Heli Schimittel, além do subsecretário de Estado de Inteligência, José Monteiro Júnior, e do subsecretário de Estado de Integração Institucional, Sérgio de Mello.

 

O secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, fez a abertura do evento e falou sobre a importância da capacitação para que se construa uma relação de confiança entre o policial militar e a vítima. “Ao atendermos uma mulher vítima de violência doméstica, mostramos a ela que a Instituição está ali presente, afirmando que ela não está sozinha para lidar com o problema”, frisou Nylton, que ainda explicou que o Estado adquirirá 12 novas viaturas, direcionadas especificamente para a Patrulha Maria da Penha, todas equipadas com um notebook.

 

O subsecretário Sérgio de Mello também destacou a importância de ter policiais mais preparados.  “A capacitação em andamento dos policiais militares que atuam nas Patrulhas Maria da Penha foi feito de um esforço da Sesp por meio dos integrantes da Subsecretaria de Integração Institucional e da Gerência de Proteção à Mulher. A atuação da Patrulha Maria da Penha se constitui em ferramenta de eficácia de na fiscalização das Medidas Protetivas, bem como na prevenção de novas ameaças e suporte às vítimas”, ressaltou o subsecretário.

 

Ao longo do curso, os militares assistiram a palestras sobre a Lei Maria da Penha e seus aspectos jurídicos; abordagem psicossocial da violência; o direito das mulheres; rotinas e procedimentos legais; serviço de assistência social; visitas tranquilizadoras, dentre outros assuntos.

 

Entre os palestrantes estão profissionais especialistas experientes, como a Dra. Catarina Cezin Gazele, procuradora de Justiça do Ministério Público; Dra. Carla Pedreira, mestre em Criminologia pela USP, Dra. Cláudia Murta, pós-doutora em Filosofia; Dra. Natália Tenório, delegada da Mulher da Serra – compondo um time de nove oradores no total, dentre os quais se incluem o capitão Rogério Bernades e a cabo Rafaela Albuquerque, que falarão sobre as visitas tranquilizadoras. Outra colaboradora foi a gerente de Integração Institucional da Sesp, Fernanda Braumer, que é mestranda  em Segurança Pública e compartilhou os conhecimentos sobre enfrentamento à violência doméstica.

 

O curso foi formatado pela gerente de Proteção à Mulher da Sesp, Fabiane Salvador, após demanda dirigida pela Diretoria de Direitos Humanos da Polícia Militar.

Outras capacitações estão agendadas para acontecerem nas regiões Sul e Norte do Estado. Dia 22 de novembro abrangerá o CPO-S e acontecerá na Faccacci, em Cachoeiro de Itapemirim. Já no dia 30 de novembro, será na área do CPON, no auditório do 13º Batalhão da Polícia Militar de São Mateus.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI