22/05/2024 14h53 - Atualizado em 22/05/2024 14h58

Corpo de Bombeiros realiza 2º Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma do Espírito Santo

Entre os dias 24 e 25 de maio, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), realiza o 2º Desafio Estadual de Salvamento Veicular, na Praça do Papa, em Vitória. O evento faz parte das atividades do Maio Amarelo 2024.

O Desafio de Salvamento Veicular funciona como uma competição entre as equipes de salvamento das unidades operacionais do CBMES. Para a realização do desafio, são montados diversos cenários, com veículos reais, simulando situações de acidentes, onde as equipes realizam o salvamento de vítimas encarceradas.

As ações envolvem sempre o uso de equipamentos para corte e expansão dos veículos e todo o suporte necessário para o socorro às vítimas, que são militares posicionados no interior desses veículos. Para dar mais realidade às cenas, as vítimas falsas são maquiadas, simulando ferimentos.

As atividades seguem um padrão internacional tanto na montagem dos cenários quanto nas técnicas empregadas. O 1º Desafio Estadual de Salvamento Veicular do Espírito Santo foi realizado no ano de 2023, em uma área reservada. Dessa vez, o evento será realizado na Praça do Papa, e o público poderá acompanhar as atividades.

Concomitantemente, acontece o Desafio de Trauma que, semelhante ao Desafio de Salvamento Veicular, é uma competição entre as unidades operacionais do CBMES na qual as equipes realizam o atendimento a pessoas feridas, em simulações de acidentes com motos, bicicletas, atropelamentos, arma branca e outros cenários para aplicação de protocolos de atendimento pré-hospitalar.

O 2º Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma contará com a participação de bombeiros de diversas unidades do Espírito Santo, além de equipes do Samu e outras agências convidadas, como ECO 101 e ArcelorMittal.

Serviço:

O que: 2º Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma