22/01/2020 17h24

Corpo de Bombeiros Militar participa de Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres em Goiás.

No início do mês de janeiro, dois militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo iniciaram o Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

Psicologia aplicada no desastre, bacias hidrográficas brasileiras, cartografia básica, meteorologia aplicada a desastres, e instrução de orientação através de aplicativos e programas também fazem parte da grade curricular do curso.
Ao todo estão matriculados no CIOSD-2020 38 alunos, entre bombeiros militares de Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Roraima, Maranhão e da Força Nacional, além de membros do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O objetivo do curso é especializar o militar para o desenvolvimento de atividades de resposta em Operações de Salvamento em Desastres e aprimorar seus conhecimentos e instruí-los com novas táticas, técnicas e o emprego de equipamentos existentes na Corporação. O curso vai permitir preparar a tropa para resposta a catástrofes como desastres naturais, geológicos, hidrológicos, além de colapso de edificações e colapso de barragens.

As fotos cedidas pelo fotógrafo Rogério Mendes, sargento do CBMGO, mostram parte do módulo de deslizamento que está sendo realizado na cidade de Senador Canedo. Foi montado um acampamento com a aplicação do SCI (Sistema de Comando em Incidentes), para chegar o mais próximo possível de uma ocorrência real. As instruções realizadas foram: técnicas de estabilização em áreas deslizadas, técnicas de busca, resgate e salvamento em áreas deslizadas, mecânica dos solos, equipamentos, ferramentas e acessórios, técnicas de desmanche hidráulico, técnicas básicas de carpintaria e avaliação técnica psicosensorial.

Participam do curso: Ten BM Schulz e Cabo BM Rhuan

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás

Somando Forças Podemos Mais

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”