13/08/2019 16h52

Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil de Vila Velha elaboram plano de contingencia para a remoção de pacientes e funcionários em situações de alagamento na maternidade de Cobilândia

Na tarde da última segunda-feira (06), equipes da 2º Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Espirito Santo (CBMES) que atuam na Regional de Proteção e Defesa Civil Estadual e membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha, realizaram uma reunião na Unidade Hospitalar de Cobilândia para a organização final das ações que fazem parte do Plano de Contingência para remoção de pacientes e funcionários do Pronto Atendimento e Hospital Maternidade do bairro, em casos de alagamento e/ou inundações.

No evento, foram definidas as responsabilidades de cada órgão, bem como a avaliação da necessidade do envolvimento de outras agências. Serão convidados ainda, para integrarem o Plano de Contingência o 38º BI, a Guarda Municipal de Vila Velha e a Secretaria Estadual de Saúde.

O Plano de Contingência definirá os procedimentos e as atribuições que cada órgão e instituição deverão adotar para uma resposta efetiva na remoção dos pacientes. Ele será uma importante ferramenta de auxílio para a minimização dos efeitos dos alagamentos no hospital, avalia o Assessor Especial da Defesa Civil Marcelo D’Isep.

Capitão Mancini, comandante da 2º Cia do 1º Batalhão de Bombeiros com sede em Vila Velha, destacou que a maternidade possui um histórico antigo de alagamentos e de necessidade de atuação das equipes do Corpo de Bombeiros Militar para remoção das pessoas e que o planejamento das ações com antecedência e no período de normalidade é muito importante para a minimização dos problemas a serem enfrentados em casos de elevados índices de chuvas.

Na oportunidade a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil doou 10 (dez) jardineiras de PVC com bota acoplada para que os funcionários da Maternidade possam estar protegidos em caso de alagamentos e inundações.

Somando forças podemos mais!

Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"

Tenente-Coronel Wagner

Sargento Soares