18/09/2020 17h20

Corpo de Bombeiros Militar capacita militares em investigação de incêndio em veículos

Na manhã desta sexta-feira (18), o curso de Investigação de Incêndio em Veículos foi encerrado no auditório do Quartel do Comando-geral, na Enseada do Suá, em Vitória. O comandante-geral, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, agradeceu pelo empenho e dedicação de todos os participantes, em especial aos bombeiros militares do Rio de Janeiro.



O CURSO



O Departamento de Investigação, Pesquisa e Prevenção de Incêndio e Explosão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) em parceria com o Comitê de Desenvolvimento de Atividades de Pericia (CDA-Perícia) iniciou nesta quarta-feira (16) a fase presencial do curso de investigação de incêndio em veículos. A aula ocorreu no auditório do 1º Batalhão de Bombeiros, em Vitória, e contou com a participação de oficiais investigadores de incêndio da Corporação e também do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

O curso possui carga horária de 34h e foi estruturado em modo semipresencial. O objetivo é habilitar os oficiais peritos para atuarem na investigação de incêndio em veículos automotores leves, em conformidade com a doutrina estabelecida pela NFPA  921 - Guide for Fire and Explosion Investigations, norma americana que rege as condutas, procedimentos e métodos para a investigação de incêndio.

Ao longo dos três dias de curso haverá aulas presenciais, fundamentalmente práticas e exercícios simulados nos quais os alunos desenvolverão habilidades e competências relativas ao conteúdo do curso, sendo que ao final do módulo os alunos realizarão uma prova teórica e um exercício prático com o intuito de avaliar o processo de ensino-aprendizagem, de acordo o conteúdo programático abaixo:

Unidade 1 – Apresentação do curso;

Unidade 2 – Anatomia veicular;

Unidade 3 – Potenciais fontes de ignição em um veículo automotor;

Unidade 4 – Padrões de queima em veículos automotores / Estudo de caso;

Unidade 5 – Exame pericial em veículos incendiados / Check – List.

Denominada mundialmente de Fire Investigation essa importante Missão do Portfólio da Corporação tem como objetivo ser a ferramenta de melhoria continua do Sistema de Segurança Contra Incêndios, de maneira a proporcionar a retroalimentação do ciclo operacional de incêndio, consubstanciado na fase investigativa (aliada a pesquisa) caracterizando-se como a atividade de checagem do sistema. Além desse importante papel, pode ainda subsidiar as decisões do poder judiciário nos processos criminais ou cíveis que envolvam incêndios e explosões.

“Esse curso faz parte de um programa de capacitação dos Investigadores de Incêndio da Corporação e é de grande importância para o desempenho com excelência da investigação de incêndio no Espirito Santo haja vista se tratar de uma atividade essencial para a produção de informações que contribuirão para a melhoria contínua do sistema de segurança contra incêndio”, disse o major André Pimentel Lugon Chefe do Departamento de Perícia.

Já o tenente-coronel Scharlyston Martins de Paiva, comandante do 1º Batalhão e coordenador do CDA de Perícia, afirma que essas entregas são frutos do empenho e do comprometimento do comando da Corporação no desenvolvimento dessa importante missão, fundamental para a melhoria dos serviços prestados pelo CBMES, especificamente na área de Segurança Contra incêndios com ênfase na prevenção. “Iniciativas como essas devem ser reproduzidas por outros Estados, pois mostram o comprometimento das Instituições públicas com a comunidade” enfatizou o Oficial Investigador.

Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"

 

Relações Públicas

Major Maurício

Capitão Pedroni

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

 

E-mail: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI