Corpo de Bombeiros inicia Operação Balneários 2025/26
O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realiza, neste sábado (20), o lançamento da Operação Balneários 2025/26. Com uma manhã repleta de atividades e demonstrações, o Corpo de Bombeiros busca difundir conhecimento sobre segurança aquática e informar à população sobre as ações de prevenção planejadas pela Corporação.
O evento de lançamento ocorre na Praia do Barrote, em Jacaraípe, na Serra, e está previsto para começar às 9 horas. Haverá diversas oficinas para adultos e crianças, exposição de viaturas operacionais e históricas e um simulado de salvamento aquático envolvendo vários órgãos, incluindo uma aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer).
“Todos os anos, preparamos nosso efetivo para prezar pelo que há de mais importante: a vida dos capixabas e dos turistas que visitam o Espírito Santo. O Verão é uma época de férias, de diversão, de descontração, e nós estaremos trabalhando para que a população possa descansar com segurança nas nossas praias e balneários”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Alexandre Cerqueira.
A Operação Balneários faz parte do planejamento da Operação Verão do Governo do Estado, que integra diversos órgãos e secretarias com o objetivo de promover a segurança de capixabas e turistas na estação mais movimentada do Espírito Santo.
A ação se estende de 20 de dezembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026 e é destinada à prevenção e salvamento aquático, visando evitar afogamentos. O litoral do Espírito Santo tem 411 quilômetros de extensão, além dos rios, lagos, lagoas e cachoeiras situados fora do litoral, o que faz do Estado um destino turístico consolidado, especialmente no Verão.
O efetivo empenhado na Operação Verão será de 141 militares por dia, que atuarão em conjunto com 1.072 guarda-vidas contratados pelos municípios e treinados pelo Corpo de Bombeiros. Juntos, bombeiros e guarda-vidas atuarão com presença constante ao longo do litoral capixaba e em municípios do interior cujos balneários sejam destinos de turistas e capixabas neste Verão.
Um diferencial da Operação Balneários é que ela se divide em duas etapas, estendendo-se por todo o ano. Até o dia 22 de fevereiro, o planejamento do Corpo de Bombeiros integra o plano da Operação Verão. Após este período, caso haja um feriado ensolarado ou onda de calor fora da estação Verão, a unidades poderão fazer planejamentos operacionais específicos, dentro da Diretriz da Operação Balneário.
Esta mudança representa uma adaptação do planejamento do Corpo de Bombeiros às mudanças climáticas registradas nos últimos anos. Em 2025, por exemplo, o Espírito Santo teve ondas de calor em pleno inverno, com termômetros atingindo os 30ºC, o que leva a população a buscar praias e balneários. Com a nova Diretriz, será possível empenhar efetivo específico para estes locais, caso necessário.
Outra atualização é a possibilidade de empenhar bombeiros como guarda-vidas em municípios onde não haja este tipo de profissional e ocorra demanda. Da mesma forma, os guarda-vidas contratados pelos municípios receberam, do Corpo de Bombeiros, treinamento específico para atuação em desastres. Como o Verão é uma estação chuvosa, caso haja enchentes em decorrência de chuvas, os guarda-vidas estarão preparados para auxiliar as equipes de busca e resgate.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar
Camila Ferreira