Copas realiza visita técnica voltada à saúde mental de militares do 5ª Batalhão da Polícia Militar
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Comissão Permanente de Atenção à Saúde do Profissional de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas), realizou, na tarde dessa segunda-feira (01), uma visita técnica aos militares do 5° Batalhão da Polícia Militar, em Aracruz.
A reunião foi realizada na Sede do Comando, e contou com a presença do doutor Pedro Ferro, presidente da Gerência de Atenção ao Servidor (GAS); da gerente de Integração Comunitária e Institucional (GICI), Luciana Menezes, e da membro da Copas, cabo Poliana Trindade. Além disso, esteveram presentes, o representante do 5° BPM, Major Segato, o comandante da 2ª Cia do CBMES, Major Sossai, além dos demais oficiais da unidade.
A visita é parte de um conjunto de ações que tem como principal objetivo a cooperação técnica entre as forças policiais do Estado, a fim da elaboração de estudos e pesquisas diagnóstico nas unidades. Para isso, está sendo desenvolvido a primeira fase do Projeto da Copas, que será finalizado no primeiro semestre deste ano.
De acordo com Pedro Ferro, a Copas também realizará uma série de iniciativas que ajudem a incentivar a preservação e qualidade de vida dos profissionais de segurança.
“Após a realização da pesquisa diagnóstico, a Copas fomentará ações que visem à preservação e qualidade de vida, bem como a implementação dos direitos fundamentais dos profissionais de segurança”, destacou Ferro.
Por fim, o professor Pedro Ferro ainda aproveitou a oportunidade junto aos policiais, para discorrer sobre a importância da atenção biopsicossocial aos colaboradores da segurança, como também sobre a necessidade de uma maior participação dos gestores no desenvolvimento de projetos.
Copas
A Comissão Permanente de Atenção à Saúde do Profissional de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas) tem como objetivo apontar e sugerir elementos que sejam vitais para a promoção da saúde dos servidores da Segurança Pública, Defesa Social e Justiça. A Comissão pretende estimular, apoiar e contribuir com a efetivação de ações e projetos que visem à prevenção da saúde e à preservação da segurança pessoal e da vida dos profissionais nessas três áreas no Espírito Santo. Além disso, o objetivo é sugerir políticas públicas que implementem ações de promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio, promovendo e facilitando acesso ao atendimento especializado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com