Copas promove I Encontro para Capacitação em Saúde Mental das Forças Policiais do Espírito Santo

A Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça do Espírito Santo (Copas) realizou, nos dias 5 e 6 de novembro, o I Encontro para Informação e Capacitação em Saúde Mental dos Profissionais da Segurança Pública do ES. O evento, que foi realizado na sede do Diário Oficial Espírito Santo (DIO-ES), em Vitória, contou com a presença de representantes das forças policiais do Estado.
A abertura do evento foi marcada por uma reunião institucional realizada na Sesp, entre a socióloga e doutora em Ciência Política Dayse Miranda e o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, juntamente com os subsecretários de Gestão Estratégica, de Integração Institucional e de Gestão Administrativa, coronel Reinaldo Brezinski, Guilherme Pacífico e Rafael Amorim, respectivamente.
Na oportunidade, Dayse Miranda, que também é diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos sobre Suicídio (IPPES) apresentou históricos e objetivos do órgão, a fim da efetivação de futuras parcerias com o Estado do Espírito Santo. O secretário Ramalho apoiou amplamente a ideia.
“Nós precisamos entrar mais a fundo nesse assunto e discutir o tema, para proteger a saúde mental dos nossos servidores da Segurança e Justiça. É um tema pelo qual tenho muito apreço e as portas da Sesp estarão sempre abertas, no objetivo de se construir políticas de preservação de vidas”, afirmou.
Durante o período da tarde foi realizada a palestra organizada pela COPAS, que reuniu representantes da PMES , PCES, CBMES, SEJUS, PF, PRF e Guardas Municipais de Viana, Serra e Vila Velha. Na solenidade, a palestrante Dayse Miranda aproveitou para apresentar dados e estudos sobre suicídios que ocorreram nas principais forças policiais do Brasil, respondendo, também, às principais dúvidas em relação aos programas de prevenção utilizados em outros estados.
“A maior parte do problema está no profundo humano. A falta de percepção do sofrimento do outro e de preparação para encarar uma ideia tão próxima de suicídio. É preciso está preparado para ir ao encontro do sofrimento, por mais difícil que seja”, pontuou Dayse.
Por fim, foi apresentado à Copas o projeto que o IPPES pretende desenvolver no Estado do Espírito Santo, que vai desde a capacitação dos gestores de Segurança Pública, até o trabalho de elaboração e pesquisa específica sobre as ideações e suicídios que acometem os profissionais que atuam na área.
Atendimento à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com