04/04/2022 15h54

Copas entrega primeiros resultados de pesquisa-diagnóstico voltada para servidores de segurança pública

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Gerência de Atenção ao Servidor (GAS) e da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Servidores da Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas), entregou, na última quinta-feira (31), os primeiros resultados da Pesquisa-Diagnóstico das Forças de Segurança do Estado, projeto realizado em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A apresentação dos dados foi feita na sede da Secretaria, localizada em Vitória.

Estiveram presentes no evento, os professores da Ufes Marcelo Fetz e André Michelato, bem como representantes das Guardas Municipais de Vila Velha, Serra e Viana.  Os dados apresentados são referentes à primeira fase da pesquisa, que coletou informações sobre a saúde biopsicossocial dos trabalhadores das Guardas Municipais que integram a Copas.

Após a realização do diagnóstico com todas as Forças de Segurança no Estado, a próxima fase empreenderá outra pesquisa que medirá índices cardiológicos, nutricionais e psicológicos de servidores das forças de segurança de todo o Espírito Santo, se estendendo aos servidores da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guardas Municipais.

Para o gerente da GAS e presidente da Copas, professor Pedro Ferro, a Copas está honrada em poder receber convidados e entregar os primeiros resultados do extenso trabalho feito pela parceria entre a Sesp e a Ufes. “A pesquisa produziu o diagnóstico necessário para que as forças de segurança possam atuar nas questões de cuidados com a saúde de seus servidores, e estamos muito felizes em podermos apresentar estes resultados no evento de hoje, que é o fruto de muito trabalho”, afirmou o professor.

A pesquisa

A Pesquisa-Diagnóstico é uma parceria da Comissão Permanente de Atenção à Saúde do Profissional de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça do Espírito Santo (Copas/Sesp), com o Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico da Universidade Federal do Espírito Santo (NUPLA/Ufes), e visa a fazer um diagnóstico da saúde mental dos membros das forças de segurança, mapeando de forma qualitativa e quantitativa a situação emocional daqueles que atuam na segurança pública do Espírito Santo.

O objetivo é usar os resultados para identificar as demandas de cada categoria, avançar no diagnóstico da saúde mental e laboral dos servidores e direcionar as soluções de acordo com cada força de segurança.

Pela primeira vez, uma pesquisa reúne dados sobre profissionais de diversas forças de segurança do Estado. Cerca de 18 mil profissionais participarão do estudo e a primeira etapa está sendo realizada com as guardas municipais, por questões logísticas. O levantamento também vai incluir servidores da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar (PMES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Secretaria da Justiça (Sejus) e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

Texto: Assessoria de Comunicação Sesp

Assessoria de Comunicação da Sesp