09/06/2022 16h06

Copas dá início à aplicação da pesquisa-diagnóstico no Corpo de Bombeiros

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Gerência de Atenção ao Servidor (GAS) e da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Servidores da Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas), se reuniu nesta com colaboradores e militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) nesta quinta-feira (09) para dialogar sobre os projetos que estão sendo coordenados pela comissão. O encontro, que ocorreu na sede da Sesp, em Vitória, marca o início da pesquisa-diagnóstico dentro do CBMES.

Na reunião estiveram presentes os professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Marcelo Fetz, do Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico (Nupla), e Adriana Madeira, da Biotecnologia, além da psicóloga Josiara Novo, do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES). Por parte do CBMES, estiveram presentes o tenente-coronel Rodrigues, do 6º BBM; o capitão Jesiel Freiras, da 5ª Cia Ind; os capitães De Souza e Rosane Guzzo, do Serviço de Atenção Psicossocial do CBMES; o tenente Aguiar, do 5º BBM e o capitão Renan Leite, da Diretoria de Operações do CBMES. Pela Sesp, participaram o gerente da GAS e presidente da Copas, professor Pedro Ferro, e a socióloga Carolina Colvero.

A pauta principal do encontro foi o início da pesquisa-diagnóstico, coordenada pela Segurança Pública e Defesa Social, dentro do CBMES. A pesquisa da Copas tem como objetivo coletar dados sobre a saúde biopsicossocial dos servidores de segurança pública do Espírito Santo. O gerente da GAS e presidente da Copas, professor Pedro Ferro, destacou a importância da colaboração das corporações nestes projetos.

“As pesquisas-diagnóstico estão bastante avançadas na PMES (Polícia Militar do Espírito Santo) e nas guardas municipais participantes. Então, iniciamos hoje a pesquisa com as unidades do CBMES. Os resultados dependem do comprometimento dos envolvidos e é satisfatório poder contar com cada um dos presentes”, disse Pedro Ferro.

Trabalho iniciado em 2019

A Copas/Sesp foi instituída em dezembro de 2019, com o intuito de implementar projetos e ações que contribuam efetivamente para a promoção da saúde dos servidores da segurança pública. O primeiro trabalho realizado pela Copas/Sesp foi iniciado ainda em 2019, intitulado “Diagnóstico das condições de saúde no trabalho e na qualidade de vida das forças de segurança no Estado do Espírito Santo”. Os primeiros resultados foram apresentados em março de 2022 e a pesquisa segue em andamento.

Realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico, o Nupla, da Ufes, o estudo traz um diagnóstico da saúde mental de, aproximadamente, 16 mil membros das forças de segurança, mapeando de forma qualitativa e quantitativa a situação emocional desses indivíduos. O levantamento inclui servidores de Guardas Municipais, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

Texto: Assessoria de Comunicação Sesp

Assessoria de Comunicação da Sesp