13/04/2022 17h19 - Atualizado em 13/04/2022 17h20

Copas apresenta projetos sobre saúde biopsicossocial de servidores de segurança pública em Linhares

Servidores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Gerência de Atenção ao Servidor (GAS) e da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Servidores da Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas), estiveram no município de Linhares, nessa terça-feira (12) e nesta quarta-feira (13), para realizar os alinhamentos necessários para o início dos projetos Pesquisa-Diagnóstico de Segurança Pública e Soma-Si na região norte do Estado.

As apresentações foram realizadas pelos membros da Copas, professor Pedro Ferro e Carolina Appel Colvero, e também pela professora do Departamento de Biotecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Adriana Madeira. Nessa terça-feira, a equipe visitou a Secretaria Municipal de Segurança de Linhares para efetivar o ajuste das pesquisas com a Guarda Municipal da cidade.

Já no dia 13, a comissão esteve no Sesi de Linhares para outra reunião relacionada às pesquisas. No encontro, estiveram presentes o capitão Rodrigues, do 12º Batalhão de Polícia Militar; Tenente Lausinei e Sargento Albergaria, ambos do 8º Batalhão de Polícia Militar; Tenente Fraga, do 2º Batalhão Bombeiro Militar; Eduardo Costa Negro, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a psicóloga de Rio Bananal, Fernanda Gava.

Os projetos

A Pesquisa-Diagnóstico é uma parceria da Comissão Permanente de Atenção à Saúde do Profissional de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça do Espírito Santo (Copas/Sesp), com o Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico da Universidade Federal do Espírito Santo (NUPLA/Ufes). O objetivo é usar os diagnósticos e resultados relacionados à saúde mental dos servidores de segurança pública para identificar as demandas de cada categoria, avançar no diagnóstico da saúde mental e laboral dos servidores e direcionar as soluções de acordo com cada força de segurança.

A Soma-Si é uma continuidade da primeira pesquisa. O projeto, realizado pela Copas em parceria com o Departamento de Biotecnologia da Ufes, irá realizar um mapeamento das condições físicas dos trabalhadores, focando nos índices cardiológicos e nutricionais. Após a obtenção dos dados, os servidores serão encaminhados para as intervenções de tratamento necessárias, que serão realizadas de acordo com o diagnóstico mostrado pela pesquisa.

O presidente da Copas, professor Pedro Ferro, explicou que a preocupação com a saúde biopsicossocial dos trabalhadores das forças de segurança é o motivo da existência da comissão e seus projetos. “A Pesquisa-Diagnóstico está avaliando as condições de saúde biopsicossocial dos profissionais das forças de segurança. Já a pesquisa Soma-Si irá focar no monitoramento das condições de estresse e acompanhamento psicológico, nutricional e cardiológico deste mesmo público. A saúde destes profissionais são a razão da existência desta Gerência, o que resulta nestas duas pesquisas, que irão ajudar no atendimento necessário para o profissional de segurança pública”, afirmou o professor.

Texto: Assessoria de Comunicação Sesp

Assessoria de Comunicação da Sesp