26/04/2017 15h45

"Capacitar pra Transformar" tem seu segundo dia de curso

Lideranças comunitárias unidas com um objetivo propósito em comum: utilizar o conhecimento como ferramenta para mudar a realidade. Assim foi o segundo encontro do projeto ‘Capacitar para Transformar’, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), realizado na noite desta terça-feira (25) no bairro Eurico Salles, na Serra.

A ação tem o intuito de criar uma rede integrada de capacitação e transformação social nas políticas de segurança pública entre Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e comunidades. O projeto é desenvolvido em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

De acordo com a subsecretária de Estado de Integração Institucional, Gracimeri Gaviorno, o ambiente de integração criado pelo projeto é fundamental para garantir que o serviço prestado pela Secretaria atenda àquilo que a população almeja. “É neste espaço que a Sesp se move até a comunidade para traçar suas estratégias ouvindo que mais ouve os moradores, que são as lideranças. Queremos ouvir e estar juntos durante o trilhar desse caminho”, explicou.

O curso ocorrerá em duas etapas. Na primeira fase, as atividades são focadas na capacitação das lideranças comunitárias, com a promoção de um diálogo com as comunidades a fim de ouvir as necessidades apresentadas. Já na segunda etapa, será a vez dos agentes de segurança participarem dos encontros.

Ao longo do projeto, serão realizadas cinco oficinas que vão abordar os seguintes temas: Policiamento comunitário; Violência de gênero; Desconstrução da imagem do modelo policial tradicional; Políticas públicas de segurança; e Prevenção da violência e a participação da sociedade.

Para o presidente da Associação de Moradores de Eurico Salles, Fábio Santana, a proposta foca na troca de informações, gerando benefícios para os moradores dos bairros participantes. “Nossa principal meta aqui é, justamente, ter esse momento de diálogo com as pessoas que podem ajudar a melhorar a segurança pública em nossas comunidades. Essa aproximação é o pontapé inicial”, disse.

Já a diretora-presidente da Esesp aproveitou a oportunidade para fortalecer o papel das parcerias na busca dos resultados esperados. “Estamos muito felizes por essa união entre Estado e população porque acreditamos que a conversa, a parceria e a integração são fundamentais. Não fazemos nada sozinhos, precisamos da participação de todos vocês”, destacou.

O curso

A primeira turma do projeto é composta por lideranças com vínculo com as associações e com os conselhos comunitários, e com disponibilidade de horário. O curso terá início nesta terça-feira (18) e vai acontecer durante as terças e quintas-feiras, com 35 pessoas em sala.

A carga horária total, de 20 horas, será dividida em cinco encontros, sediados no Centro Comunitário do bairro Eurico Salles, na Serra. Já a segunda etapa vai está prevista para ocorre no mês de maio com os agentes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O próximo município a contar com as ações do projeto será o de Vila Velha, com agenda a ser divulgada.