08/03/2021 15h17

BPMA apreende 165 dúzias de caranguejo-uçá durante 3º período do defeso

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou entre os dias 27 de fevereiro e 05 de março, uma operação relacionada ao 3º período de andada do caranguejo-uçá" em todo estado. 
A andada é o período em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. É neste período de proibições que é possível garantir a sobrevivência dos caranguejos e a reposição dos indivíduos na natureza, permitindo o equilíbrio do ecossistema e a recomposição natural da fauna. 
Por causa da grande movimentação de caranguejo, muitos catadores de caranguejo aproveitam esse período para realizar suas atividades de forma ilegal.
Dentro deste contexto, a Polícia Militar Ambiental realizou a operação visando coibir a pesca predatória e o exercício da atividade pesqueira irregular; bem como abordar os locais de comércio, fiscalizando, informando e orientando as pessoas físicas, responsáveis e trabalhadores de pessoas jurídicas acerca das legislações e as documentações exigidas no processo da cadeia produtiva (captura, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização. 
Durante a operação foram fiscalizados diversos pontos de comércio que resultou na apreensão de aproximadamente 1.980 unidades de caranguejo-uçá, totalizando 165 dúzias, além de 40 unidades de guaiamuns, espécie que se encontra ameaçada de extinção, e 150m lineares de rede de emalhar. Cinco pessoas foram conduzidas à autoridade policial de plantão por prática de pesca predatória.
O subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, major Luchi, ressalta que é importante respeitar o período de andada do caranguejo-uçá para que haja renovação dos estoques, tanto em quantidade como em qualidade e a preservação do ecossistema manguezal.

Assessoria de Comunicação da Polícia Militar

   

Matheus Zardini

(27) 3636-1574 / 99862-4006

Priscila Barcelos

(27) 3636-1573 / 98802-3244

comunicapmes@gmail.com

www.sesp.es.gov.br   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI