07/12/2016 12h16

Ave símbolo da Mata Atlântica e mais espécies são apreendidas pela Polícia Ambiental

Nesta terça-feira (06), diversos pássaros foram recolhidos pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) em residências dos municípios de Viana, Serra e Vila Velha. Uma das aves é o “tiê-sangue”, ave-símbolo da Mata Atlântica.

Durante atendimento de ocorrência no bairro Jardim Guanabara, na Serra, a guarnição avistou em uma única residência 24 pássaros silvestres em gaiolas. Nos bairros de Marcílio Noronha em Viana, e Porto Novo em Cariacica, os militares identificaram mais 12 aves em cativeiro. Os proprietários não tinham a documentação relativa à aquisição legal dos animais. 

Ao todo foram apreendidos 36 pássaros silvestres, sendo 13 “canários da terra”, 11 “coleiros”, cinco “melros”, um “bigodinho”, um “tempera viola”, um “sanhaço”, três “trinca-ferros” e um “tiê-sangue”. 

O “tiê-sangue” é espécie exclusiva do Brasil, se destaca pelo vermelho vivo da plumagem e tem canto melodioso. Habitam matas baixas e bordas de florestas, podendo ser encontrados de Santa Catarina até a Paraíba.

Os animais recolhidos foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Barcelona, para reabilitação e soltura no habitat natural. Os proprietários dos animais serão investigados por manutenção ilegal de pássaros em cativeiro. Conforme a Lei de Crimes Ambientais, a sanção imposta aos infratores é a detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI