02/07/2020 17h08

Aracruz registra menor número de homicídios dos últimos 22 anos

Em 22 anos, o município de Aracruz registrou, no primeiro semestre de 2020, o menor número de homicídios dolosos consumados. Ao todo, foram cinco casos contra 22 ocorridos no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 77 %. 
O atual titular da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado André Jaretta Ardison, ressalta que, caso os números se mantenham nessa mesma proporção, Aracruz chegará ao final do ano com dez casos. “Esse seria o menor índice de homicídios registrado no município desde 1996, quando a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) passou a contabilizar esses dados”, declarou.
Jaretta lembrou que a última vez em que a cidade conseguiu atingir um índice tão baixo de homicídios foi no ano de 1998, com o registro de apenas três casos no primeiro semestre. “Cabe destacar que, na época, o município tinha uma população aproximada de 60 mil habitantes, ao passo que, atualmente, conta com mais de 100 mil, ou seja, quase o dobro. Isso faz com que Aracruz esteja entre os 10 municípios mais populosos do Estado”, contextualizou. 
O delegado atribui os excelentes resultados obtidos ao trabalho integrado e desenvolvido no município. “Esses números são reflexos de um trabalho a longo prazo que se deve, em especial, à integração das forças de segurança, do judiciário, do Ministério Público e da Prefeitura de Aracruz. Somente um trabalho nesse formato, feito com responsabilidade e exercido por cada instituição/poder é capaz de atingir essa meta”, destacou. 
Em relação aos casos ocorridos este ano, o responsável pela DHPP informou que quatro deles já foram elucidados pela equipe da DHPP de Aracruz e os autores presos. “Somente o último homicídio ainda está em fase de investigação”, disse Ardison.
Trabalho integrado
Para o delegado, o sucesso desse trabalho se deve à atuação integrada dos órgãos de segurança pública em Aracruz. “A Polícia Civil está realizando investigações de qualidade, com representações pelas prisões desses autores, diligências visando capturas, além de monitorar, diariamente, os grupos criminosos atuantes na região. Já a Polícia Militar realiza um trabalho preventivo primoroso, com inúmeras apreensões de drogas, armas de fogo, bem como prisões em flagrante de criminosos”, destacou.
Em relação ao Judiciário,  o responsável pela DHPP afirma que há uma compreensão da necessidade de aplicar a lei de forma rígida, com sentenças condenatórias elevadas, bem como a permanência dos infratores atrás das grades.”Da mesma forma tem agido o Ministério Público, que tem contribuído com uma postura dura nos processos, buscando a manutenção da prisão desses suspeitos de acentuada periculosidade”, declarou André Jaretta.
Além disso, há ainda a contribuição da Prefeitura Municipal de Aracruz para a redução dos índices. "O cerco eletrônico e as câmeras de videomonitoramento são ferramentas primordiais, que nos ajudam na elucidação dos crimes. Com a ajuda de todos esses atores, continuaremos nos empenhando para a manutenção desses excelentes resultados na segurança pública, concedendo aos munícipes um ambiente de paz e tranquilidade compatível com o espírito calmo e ordeiro da população local”, afirma o titular da DHPP de Aracruz. 
Texto: Fernanda Pontes
 
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
 
Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI