Ação do BPMA na Foz do Rio Doce apreende 1.020 metros de rede e salva tartaruga

Na tarde da última quinta-feira (29), uma equipe de policiais da 2ª Cia do BPMA realizou em Regência, distrito do município de Linhares, um policiamento na foz do Rio Doce, com foco na prevenção à pesca predatória, comércio, transporte e armazenamento do robalo, que se encontra em período de defeso (01 de maio a 30 de junho).
O policiamento também englobou a região de Barra do Riacho, em Aracruz até o distrito de Degredo e Ipiranguinha, locais onde a atividade pesqueira encontra-se proibida. Durante a fiscalização, foram apreendidas 12 redes de emalhar, medindo aproximadamente 1.020 metros lineares, além de duas tarrafas.
No momento em que os militares retiravam uma das redes de emalhar, verificaram nela uma tartaruga marinha presa, realizando os procedimentos técnicos de desemalhe, recuperação e soltura sem ocasionar novas lesões no animal.
Os procedimentos técnicos envolveram inclusive a realização de RCP (ressuscitação cárdio respiratória) que fez com que a tartaruga expelisse a água ingerida após permanecer imersa por tempo superior ao seu limite de resistência.
Os peixes encontrados em outras redes foram reintroduzidos ao seu habitat, e nenhum responsável foi localizado. O material recolhido foi entregue na 15ª DPJ em Linhares.
Priscila Barcelos
Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244