13/06/2018 10h51

A Polícia Militar e Polícia Civil fazem operações em Ibatiba ES

O Gabinete de Gestão Integrada, recentemente instalado no Município de Ibatiba, teve a sua primeira Operação Conjunta entre Polícia Militar, Polícia Civil e Fiscais de Postura do município de Ibatiba deflagrada nesta noite de 07/06/2018. No total participaram 13 (treze) policiais militares, 05 policiais civis e 02 (dois) fiscais da Prefeitura. A ação foi coordenada pelo Comandante da 1ª Cia/14º Batalhão, Capitão Guilherme Dalmonech, e pelo Delegado de Polícia, Dr. Tiago Dorneles. O objetivo da ação foi realizar abordagens policiais em suspeitos frequentadores de Bares no município, locais onde tem havido incidência de crimes como homicídio, tentativa de homicídio, porte ilegal de armas, tráfico e uso de drogas ilícitas, prostituição, dentre outros.

A ação é desdobramento da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Município de Ibatiba. As autoridades participantes desta reunião elencaram como prioritário o problema do grande número de Bares e casas Noturnas no município, locais que têm contribuído sobremaneira na incidência dos delitos citados acima. Sobretudo porque a colheita de café tem proporcionado maior circulação de dinheiro no município, ocasionando um aumento no número de frequentadores desses estabelecimentos.

Assim, ao todo foram abordados 13 (treze) estabelecimentos, sendo constatado que, destes, apenas 03 (três) estavam com alvará de funcionamento em dia. Dessa maneira os fiscais de postura do município notificaram os 10 (dez) estabelecimentos irregulares, concedendo um prazo para que regularizem sua situação.

Realizar diagnóstico e identificar oportunidades, alternativas de ação que permitam a melhor coordenação dos esforços de melhoria da percepção de segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime e à violência de maneira mais efetiva e integrada.

Destaca-se ainda o trabalho que vem sendo desenvolvido pela SESP através da sua Gerência de Integração comunitária e Institucional, com o Projeto Fortalecimento dos Gabinetes de Gestão Integrada e Conselhos Comunitários de Segurança que dentre outras atividades prioriza a interlocução entre as instituições,  fomentando a  realização constante de reuniões para que cada organização conheça o representante da outra, auxiliando no desenvolvimento de planos, programas e ações conjuntas voltadas para a prevenção dos delitos e para o enfrentamento da violência e a repressão da criminalidade em determinadas áreas ou aspectos regionalizados por meio da metodologia de resolução de problema aplica durante as reuniões mensais do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.