21/06/2017 17h12

10° Batalhão inicia formatura do Proerd

Na manhã desta quarta-feira (21), o 10º Batalhão deu início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), referente ao primeiro semestre de 2017. O evento aconteceu na Escola José Antônio de Miranda, no bairro Santa Mônica, em Guarapari. Ao todo, 70 alunos receberam o certificado e fizeram o juramento de ficar longe das drogas.

Neste primeiro semestre, 339 alunos do 5º ano, sendo elas de quatro Escolas Municipais e uma Estadual, se formarão.

O Proerd existe há 11 anos no município e, aproximadamente, 10 mil crianças já passaram pelo programa.

Próximas formaturas:

27/06-  Escola Maria Lino Ramos (Reta Grande)

27/06-  Escola Celita Bastos (Setiba)

28/06-  Escola Florisbela Lino Bandeira (Santa Rosa)

28/06-  Escola Maria das Graças Sant’Ana Menário (Camurugi)

O programa

O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas. 

A meta que engloba todo o Proerd é de reduzir/eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, bem como o seu comportamento violento. O Proerd do 5º ano é o primeiro do currículo Proerd no Brasil. O curso do 7º ano é integralmente relacionado com o curso do 5º ano. Os objetivos gerais dos programas dos 5º e 7º anos estão voltados ao desenvolvimento das capacidades necessárias aos alunos para que tomem as rédeas de suas vidas (autonomia), com ênfase especial à resistência ao uso e abuso de substâncias.

Já no currículo da educação infantil a ênfase dada são os fatores de segurança da criança no seu dia a dia com abordagem feita por meio de cartazes com imagens que leva a criança a se identificar com aquela cena e descobrir o certo e o errado para sua segurança.

O currículo de Pais/Comunitário capacita os pais a ajudarem seus filhos a tomarem decisões e fazerem escolhas sábias e seguras. São cinco encontros onde os pais são instruídos a desenvolverem estratégias de proteção para seus filhos em situações diversas. 

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR

Leidy Mendonça

Tels.: (27) 3636-1577/ 9 9607-2978
Priscila Barcelos
Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI