24/07/2017 10h59

Soldado da Polícia Militar é campeão Pan-Americano de karatê

Na tarde do último sábado (22) o soldado da Polícia Militar Emanoel Cutis Dias, atualmente lotado na 4ª Companhia do 7º Batalhão, em Cariacica, tornou-se o campeão Pan-Americano de Karatê Shotokan. O policial disputou o 4° Campeonato da modalidade, promovido pela Confederação Brasileira de Karatê Shotokan. O evento aconteceu no Ginásio Tancredão, em Vitória.

O militar derrotou um adversário brasileiro e outro argentino para alcançar o título com a Seleção Brasileira de Kumitê em equipe, uma das modalidades do esporte. Atletas do Canadá, Estados Unidos, Peru, Chile, Argentina, Itália, Japão e Brasil participaram da competição.

O soldado pratica karatê desde os quatro anos, em virtude do incentivo da família. Aos seis começou a participar de competições, e em dezembro completará 20 anos da prática do esporte. O militar possui participação relevante na arte marcial no Espírito Santo. Integrou a Seleção Capixaba de Karatê Shotokan pela primeira vez em 2004, no Campeonato Brasileiro que ocorreu em Brasília. Atualmente o PM é campeão capixaba de Karatê Shotokan no Kata Individual, na modalidade conhecida como luta imaginária. Em 2014, no Rio de Janeiro, alcançou o 3° lugar na disputa em equipe. Em 2015, em Goiás, novamente ficou na 3ª colocação na modalidade “luta-combate” e alcançou novamente a 4ª posição na modalidade luta imaginária. Outras conquistas ainda fazem parte do rol de medalhas do Policial Militar.

 

Projeto Social

O soldado Emanoel Cutis utiliza seu talento e habilidade não apenas nas competições oficiais de que participa. Atualmente, o policial militar é responsável pelo Projeto Social “Ser Solidário” cujo objetivo é auxiliar crianças e jovens residentes na região do bairro Porto de Santana a desenvolverem habilidades relacionadas às artes marciais, sobretudo em relação ao Karatê. A sede do projeto social está situada no Centro de Orientação Social, em Porto de Santana, Cariacica.

As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19h, para crianças de 05 a 14 anos, e de 20h30 às 22h, para jovens e adultos, a partir dos 15 anos. As aulas são gratuitas e ministradas pelo próprio policial militar juntamente com outra professora, a sensei Brunella Cutis. Atualmente, o projeto conta com 40 alunos em cada turma.

De acordo com o militar, os benefícios à comunidade acontecem não apenas em relação à prática de artes marciais, mas auxiliando também a disciplina e saúde dos jovens, entre outros benefícios ao público participante.

 

Serviço

Projeto Social “Ser Solidário”

Quando: segundas, quartas e sextas-feiras

Horário: de 18h30 às 20h e 20h30 às 22h

Público: crianças, jovens e adultos

Local: Rua Principal, n° 22, bairro Porto de Santana, Cariacica. Centro de Orientação Social da Paróquia São Francisco de Assis.

Valor: gratuito

 

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR

Leidy Mendonça

Tels.: (27) 3636-1577/ 9 9607-2978
Priscila Barcelos
Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI