16/11/2023 15h48 - Atualizado em 16/11/2023 15h49

Sesp promove curso para operadores de segurança pública

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Subsecretaria de Comando e Inovação (SCI), promoveu, nessa terça-feira (14), um curso de Sistema de Comando em Operações (SCO). O treinamento foi oferecido para servidores da própria Sesp e também da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), SAMU 192 e Secretaria da Justiça (Sejus).

As aulas foram ministradas por instrutores oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (Cepdec). O Sistema de Comando em Operações (SCO) que é uma ferramenta gerencial para comandar, controlar e coordenar as operações de resposta em situações críticas, fornecendo um meio de articular os esforços de agências individuais quando elas atuam com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica e proteger vidas.

O subsecretário de Comando e Inovação, coronel BM RR André Có Silva, ressaltou a importância do curso para fortalecer a união das instituições nas operações integradas. “Foram ministradas instruções de gerenciamento de comando de operações integradas e gerenciamento de crises. A integração entre diversas instituições é primordial para a resposta em situações extremas e no atendimento das emergências que chegam por meio dos canais oficias”, afirmou o subsecretário.

O gerente de operações Integradas da SESP, coronel PM Sebastião Biato Filho, participante do curso, ressaltou também a importância da integração. “Trabalhamos frequentemente com a integração e diversas agências de segurança e compreender como funciona a unificação de Comando é o que nos leva ao êxito no atendimento de ocorrências e de operações integradas”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação da Sesp
Camila Ferreira - respondendo