04/08/2023 15h28

Sesp participa da implantação do Gabinete de Gestão Integrada em Barra de São Francisco

Na manhã dessa quinta-feira (03), representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) participaram do lançamento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em Barra de São Francisco. A ação aconteceu na Câmara de Vereadores do município e estiveram presentes o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, o subsecretário de Estado de Integração Institucional, Marcio Celante Weolffel, e membros da Gerência de Integração Comunitária e Institucional (Gici) da Sesp.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Barra de São Francisco e contou com a participação do prefeito Enivaldo dos Anjos; do secretário municipal de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania e Políticas para Mulheres, Maurício Vieira dos Santos Marins; do secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Guarda Municipal, Valmer Simões; e do vereador Lemão Vitorino, presidente da Câmara de Vereadores do município.

Também participaram a promotora de Justiça Isabel Mendes, o titular da Delegacia Regional de Barra de São Francisco, delegado Leonardo Forattini; o comandante do 4º Comando de Policiamento Ostensivo Regional (CPOR), coronel Rômulo Dias; o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Segato, além de outras autoridades civis e representantes da segurança pública, como também membros da sociedade organizada.

O lançamento do Gabinete de Gestão Integrada em Barra de São Francisco representa um avanço importante nas ações de prevenção e repressão de ações criminosas no município, pois integra as agências de segurança e os setores da sociedade civil organizada, permitindo a todos os representantes opinar e deliberar sobre as questões relacionadas à segurança pública.

O objetivo primordial do GGIM é ser um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de Justiça Criminal e as instâncias promotoras da segurança pública local, sem prejuízo das respectivas autonomias e sem qualquer tipo de subordinação funcional ou política, visando à redução da violência criminal no município e na região.

O secretário e coronel Alexandre Ramalho, destacou a importância da criação de mais uma ferramenta para a melhoria da integração local. “Estar aqui em Barra de São Francisco, tendo a compreensão do prefeito sobre a importância da implantação do Gabinete de Gestão Integrada, faz a nossa vinda ter o sentido não só de diminuir os homicídios, mas integrar os órgãos de segurança e na mesma mesa decidir com as forças de segurança o conjunto de ações”, pontuou Ramalho.

O GGIM trata-se de uma concepção de gestão integrada, na qual todos participam ativamente das propostas e implementações, controle e avaliação das ações na área de segurança pública. É um local de discussão e deliberação para a integração de todos os órgãos de segurança pública, das três esferas de governo que atuam em um município, e deve estar conectado diretamente ao gabinete do prefeito, sendo esse o responsável por convocar as reuniões.

Além da implantação do GGIM, o secretário Alexandre Ramalho deu uma palestra sobre segurança escolar para, aproximadamente, 100 alunos da Escola Municipal João Bastos e da Escola Estadual Polivalente Guilhermino Lindemberg. A palestra faz parte do Plano de Segurança Escolar lançado este ano pelo Governo do Estado.

Atendimento à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp