26/05/2022 16h07

Sesp lança projeto sobre saúde de servidores da área de segurança pública

Quem cuida também merece cuidado. Com essa premissa, foi lançado o projeto Segurançaqprevine, que está na terceira etapa de uma série de estudos realizados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) sobre a saúde física e mental dos servidores da área de segurança pública. A assinatura ocorreu no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O Projeto Segurançaqprevine é uma pesquisa de diagnóstico que vai produzir subsídios para a construção de um plano de ação de prevenção e posvenção em suicídio no campo de Segurança Pública e Defesa Social no Espírito Santo. A iniciativa é desenvolvida pela Sesp, por meio da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública do Espírito Santo (Copas/Sesp), em parceria com o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES).

“Quando tratamos do tema segurança pública, temos que lembrar que este é um trabalho desempenhado por seres humanos. São homens e mulheres que carregam sobre os ombros a responsabilidade de cuidar do outro, muitas vezes colocando a própria vida em risco. Estar atentos à saúde física e mental dessas pessoas, dando a elas respaldo para trabalhar, prevenir e combater as doenças psicossomáticas, são formas de valorizar esses profissionais e promover o bem-estar de quem cuida da sociedade capixaba”, pontuou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Márcio Celante.


O Projeto Segurançaqprevine está sendo desenvolvido em sintonia com as ações realizadas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, no que se refere à valorização dos servidores. A pesquisa está em fase inicial de mapeamento e representa a terceira e última etapa de uma série de estudos desenvolvidos pela Copas/Sesp, em parceria com outras instituições, com foco na saúde física e mental do servidor da área de segurança pública.

"Este é um momento de felicidade, pois se concretizam ações iniciadas há dois anos, que envolveram diversas reuniões e atores sociais. A expectativa é grande porque se trata do resultado de muito trabalho em prol de um grande projeto, bem como do início da execução das atividades que foram arduamente planejadas e alinhadas com o Programa Estado Presente", destacou o presidente da Copas/Sesp, professor Pedro Ferro.



Trabalho iniciado em 2019

A Copas/Sesp foi instituída em dezembro de 2019, com o intuito de implementar projetos e ações que contribuam efetivamente para a promoção da saúde dos servidores da segurança pública. O primeiro trabalho realizado pela Copas/Sesp foi iniciado ainda em 2019, intitulado “Diagnóstico das condições de saúde no trabalho e qualidade de vida das forças de segurança no Estado do Espírito Santo”. Os primeiros resultados foram apresentados em março de 2022 e a pesquisa segue em andamento.

Realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico (Nupla), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o estudo traz um diagnóstico da saúde mental de, aproximadamente, 16 mil membros das forças de segurança, mapeando de forma qualitativa e quantitativa a situação emocional desses indivíduos. O levantamento inclui servidores de Guardas Municipais, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

O segundo estudo desenvolvido pela Copas/Sesp é o Soma-SI, que tem como objetivos analisar as condições de estresse vivenciadas pelo servidor da segurança pública no Espírito Santo, identificar a relação deste estresse com as condições físicas do servidor e implementar medidas adequadas de tratamento, reunindo atenção psicossocial, médica e nutricional. O Projeto Soma-SI está em andamento e é realizado em parceria com o Departamento de Biotecnologia da Ufes.

 

Texto: Camila Ferreira

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI