17/06/2021 15h55

Sesp dá apoio a operação do Banco Central para transporte de cédulas

Na manhã desta quinta-feira (17), uma movimentação diferente das forças de segurança foi notada nas ruas de Vitória. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) deu apoio a uma operação para o transporte de um grande volume de dinheiro em espécie, coordenada pelo Banco Central do Brasil (Bacen). As cédulas, que fazem parte do numerário atualmente em circulação, estão velhas e foram encaminhadas à destruição, conforme realizado periodicamente pelo Bacen.

A Sesp participou da operação com 42 policiais, sendo 24 policiais militares da Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp), 12 policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e seis servidores da Gerência de Inteligência (Gint) e da Gerência de Operações Integradas (Geopi). Também participaram os efetivos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Guarda Municipal de Vitória (GMV).

 

A operação começou no início da manhã, com o transporte do numerário das instalações do Banco do Brasil, no Centro de Vitória, para um carro forte de uma empresa particular especializada em transporte de valores. De lá, o comboio seguiu para o Aeroporto de Vitória, percorrendo um trajeto aproximado de 13 km.

No Aeroporto, as cédulas foram acomodadas em um avião e levadas para outro estado, onde serão encaminhadas para destruição. A equipe da Cimesp atuou na escolta do carro forte, desde a retirada do dinheiro do Banco do Brasil até a entrega do carregamento no Aeroporto de Vitória. Os policiais da Core deram suporte nas dependências do Aeroporto. Os servidores da Gint e da Geopi realizaram levantamentos e o monitoramento de todo o percurso.

O valor transportado e o destino final da carga não foram divulgados, por motivos de segurança. Esta é uma operação rotineira realizada pelo Bacen, que, periodicamente, recolhe cédulas gastas e substitui por notas novas. Como trata-se de cédulas que fazem parte do numerário em circulação, a operação é complexa e sigilosa.

 

Texto: Camila Ferreira

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesp

Victor Muniz

(27) 3636-1572 / 99284-3303

comunicasespes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI