20/07/2017 11h50

Segurança Pública do ES é tema de Fórum especializado em São Paulo

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, foi um dos palestrantes do 11º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que aconteceu de segunda-feira (17) até esta quarta-feira (19), em São Paulo. O secretário foi convidado para falar do tema "Esforços regionais na redução dos homicídios: o que pode ser feito?".

Neste ano, o tema principal do evento foi “Reforma e Modernização das Instituições Policiais” e reuniu pesquisadores, representantes da sociedade civil organizada e do setor privado, policiais e membros do sistema de justiça criminal do país e do exterior.

Além do secretário, o encontro contou com nomes como Tracey Meares, professora de Direito na Universidade de Yale e ex-diretora do Centro de Estudos em Justiça Criminal da Faculdade de Direito da Universidade de Chicago, que foi nomeada pelo presidente Obama em 2014 a compor a Força Tarefa sobre Policiamento do Século XXI, e Manuel Eisner, professor da Universidade de Cambridge e membro do Instituto de Criminologia da mesma universidade, que possui mais de 15 livros escritos e mais de 100 artigos em revistas e capítulos de livros, todos voltados à tentativa de compreender causas e consequências da violência interpessoal.

As discussões foram sobre políticas de redução de homicídios, crime organizado e prisões, violência contra a mulher, relação entre polícia e sociedade e modernização e reformas das instituições policiais.

“A continuidade que temos desde 2010 é um dos nossos diferenciais. Segurança pública precisa ser tratada como ação de governo, não de partido. O aperfeiçoamento dos nossos programas de enfrentamento da criminalidade, que desenvolvemos desde então, nos permite alcançar resultados como a queda do Espírito Santo no ranking de homicídios, de violência contra mulher, por exemplo”, revelou André Garcia.

O secretário também citou a importância da criação de um plano nacional de segurança pública, com estabelecimento de metas por produtividade não apenas para os policiais. “As metas não tem que ser distribuídas entre todos os agentes que estão envolvidos em segurança pública. Não temos prioridade institucional para segurança pública. Quem prioriza hoje é o policial que convive a segurança. Outros agentes precisam cumprir metas por produtividade. Por que só o policial tem que batê-las? Precisamos adequar o modelo, mas estamos promovendo avanços com políticas públicas no Espírito Santo”, concluiu o secretário André Garcia. 

 

Atendimento à imprensa

Júnior Costa

Coordenador de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social

Tels: 3636-1572 / 98895-0391

jrcostah@gmail.com

www.sesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI