22/03/2021 15h00 - Atualizado em 23/03/2021 17h04

Policiais militares da Cavalaria participam de Estágio em Escola de Equitação do Exército no RJ

A Polícia Militar do Espírito Santo enviou dois militares para participarem do Estágio de Casqueamento e Ferrageamento de Equinos, na Escola de Equitação do Exército, localizada no Rio de Janeiro: o cabo Leandro Ceolin Melo e o soldado David Rodrigues dos Santos, ambos lotados no Regimento de Polícia Montada – RPMont.

A capacitação, que acontece no período de 22 a 26 de março, tem por objetivo dotar os militares quanto às técnicas utilizadas no Exército Brasileiro a fim de possibilitar o emprego dos cavalos em ambiente urbano, já que o casqueamento consiste em um procedimento feito nos cascos dos equinos, empregado como forma de tratamento e\ou manutenção, prevenindo e curando doenças que possam acometer o animal.

Já o ferrageamento é a aplicação de uma lâmina de ferro, ferradura, presa por meio de cravos, na borda da parede do casco, com o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé dos equinos.

O estágio conta com diversas disciplinas, como anatomia biomecânica do casco, patologias digitais, casqueamento e ferrageamento visando o balanceamento ideal,  modificações de ferradura industrial utilizando a forja para confecção de ferraduras, dentre outras. Esses conhecimentos são de suma importância para dar qualidade de vida ao animal, pois um semovente com lesão nas suas patas inviabiliza o seu emprego, podendo, inclusive, causar danos irreversíveis a sua saúde.

Para o comandante do RPMont, o tenente-coronel Giuliano Menegatti, essa capacitação é imprescindível à vida de uma Cavalaria, pois é através da aplicação da técnica correta que possibilita o emprego do semovente em ações de controle de distúrbio civil, no policiamento ostensivo montado e em outros processos e modalidades realizadas pelo RPMont.

Saiba mais

O Estágio de Casqueamento e Ferrageamento de Equinos é oferecido pela Escola de Equitação do Exército - EsEqEx, localizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e tem duração de uma semana. A 1º Ten EB Thaiza, médica veterinária de carreira do Exército, encontra-se à frente do estágio, coordenando os instrutores militares e civis que foram chamados para contribuírem com a formação dos mais novos ferrageadores.

A capacitação é destinada para soldados, cabos e sargentos, e conta com disciplinas tais como anatomia biomecânica, patologias digitais, casqueamento etc e possuí um forte viés prático, sendo que o estágio conta com um dia de instrução teórica e quatro dias de instruções práticas.

No último dia efetivo de instruções, os estagiários realizam uma prova teórica e uma prática, denominando sua classificação e encerrando com chave de ouro este período de aprendizagem.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI