Polícia Ambiental apreende 500 unidades de caranguejo-uçá em Vitória
Na manhã desta terça-feira (28), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) prosseguiu até a Vila Rubim e recolheu 500 unidades de caranguejo-uçá (Ucides cordatus) em situação irregular durante o terceiro período de andada do crustáceo.
A apreensão que ocorreu embaixo da Ponte Florentino Avidos é resultado das fiscalizações em repressão a captura, comércio e transporte ilegal de caranguejo-uçá durante o período de andada. A equipe do BPMA localizou embaixo de uma tapagem cinco sacos contendo os 500 caranguejos vivos, porém não foi possível identificar o proprietário. Os animais foram recolhidos e entregues à 1ª Delegacia Regional de Vitória.
“Andada” é o nome dado ao período reprodutivo do caranguejo-uçá, no qual os machos e as fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a deposição de ovos, tornando-se vulneráveis a pesca predatória. Durante os períodos da “andada”, não é permitido o estoque de caranguejos, mesmo que o crustáceo seja oriundo de outro Estado ou País.
A Polícia Ambiental informa que aquele que desobedecer às determinações estabelecidas na portaria, estará infringindo a lei e será responsabilizado por crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605 de 1998 (Lei dos Crimes Ambientais). A pena prevista é a de detenção de um a três anos, além de multa.
Priscila Barcelos
Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244