16/01/2017 13h26

Papo de Responsa atende quase duas mil crianças no 2º semestre de 2016

Quase dois mil alunos de escolas estaduais foram atendidos, em 2016, pela equipe do Papo de Responsa, projeto social realizado por policiais civis e que atende ao programa Ocupação Social, do Governo do Estado.

Ao todo, foram atendidos 1995 jovens de 13 escolas localizadas em onze bairros dos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra.  São crianças e adolescentes que estudam em uma das 57 turmas, sendo 49 de ensino fundamental II e oito de ensino médio, que foram beneficiados com as ações dos policiais, que visam discutir temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública.

“Os objetivos do projeto Papo de Responsa são articular e promover ações de prevenção à violência, em especial, ao uso de drogas. Os policiais promovem o diálogo com os jovens acerca da violência e proporcionam uma parceria com os adolescentes que, de algum modo, se relacionam com a degradação que o tráfico promove em regiões vulneráveis. As ações são voltadas para o aspecto humano reforçando aos jovens que eles são os donos de seus destinos”, afirmou o diretor da Academia de Polícia (Acadepol) e responsável pelo projeto, delegado Heli Schimittel.

Ele afirmou ainda que, para este ano, há previsão de levar as ações com o Papo de Responsa para 20 escolas da rede pública, localizadas em áreas vulneráveis e atendidas pelo programa.

Papo de Responsa

O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.

O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.

O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.

Este ano, os policiais civis capixabas que atuam no projeto foram homenageados com o prêmio “Policiais do Ano”, concedido pelo Jornal carioca Imprensa do Policial. O projeto já foi tema de dissertação de mestrado e foi inspiração para acadêmicos do curso de Direito.

Ocupação Social

Desde 2016, o projeto atende ao Programa Ocupação Social, que tem como principal objetivo promover uma rede de oportunidades de educação, empreendedorismo e renda, cultura e esporte para jovens com maior exposição à violência. Trata-se de um programa de oportunidades, por meio de ações que garantam a promoção e a defesa de direitos humanos.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), o programa articula uma ampla agenda e diálogo com a sociedade, o setor privado e os poderes públicos para atuação em áreas de alta vulnerabilidade social. Além disso, busca reduzir os índices de homicídios entre os jovens, principais vítimas de crimes contra a vida, aumentar o percentual de jovens estudando e/ou trabalhando e diminuir o abandono escolar.

Para mudar essa realidade, o Ocupação Social tem como intuito levar oportunidades aos jovens moradores das áreas mais vulneráveis do Estado, que concentram número maior de crimes contra a vida. Foram mapeados 25 bairros do Espírito Santo, 17 na Grande Vitória e oito no interior. Essas regiões recebem projetos e ações voltadas ao desenvolvimento social, econômico e cultural.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024