10/07/2023 15h07

Operação ‘Tolerância Zero’ autua 461 condutores infratores na maior blitz do Estado

Na noite dessa quarta-feira (05), a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e de Companhias Independentes, juntamente com agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), da Polícia Rodoviária Federal e das Guardas Municipais somaram esforços na megaoperação integrada de fiscalização “Tolerância Zero”, realizada em 12 pontos de grande circulação de veículos na Grande Vitória, a maior blitz já realizada no Estado.

O objetivo das blitz é reduzir o número de acidentes e crimes de trânsito, além de contribuir para a melhoria dos padrões de comportamento dos motoristas e motociclistas.

Na operação, foram averiguados documentos, além de terem sido realizados os procedimentos da Lei Seca e repressão a condutas criminosas a partir do trabalho de 234 agentes e de cães policiais.  As equipes foram distribuídas em pontos de fiscalização localizados em Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana e Guarapari. Ao todo, foram realizados 1.333 testes de alcoolemia (bafômetro) e 59 condutores se recusaram a ser submetidos ao teste. De 20h à 1h de quinta-feira (06), 1.545 veículos foram abordados com a confecção de 461 autos de infração, o que gerou a remoção de 122 veículos irregulares.

Presente na operação, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, lembrou que a presença das forças policiais causa um forte impacto na fiscalização de trânsito e também na área da segurança pública, o que foi reconhecido por diversos cidadãos durante as blitze.

"De forma integrada, colocamos nas ruas 234 homens e mulheres em 12 pontos na Grande Vitória, para combater, além das infrações administrativas e a prática da bebida e direção, o transporte de drogas, armas, munição e cumprir mandados de prisão. A operação Tolerância Zero cumpriu o seu papel de punir motoristas irresponsáveis que assumem a direção após ingerir bebida alcóolica e de aumentar a sensação de segurança para a população que mora na Região Metropolitana. E foi motivo de satisfação ouvir motoristas e motociclistas parabenizando, elogiando o trabalho feito. Isso mostra que estamos no caminho certo", pontuou o coronel Douglas Caus.

Diversas autoridades representativas também participaram da operação e deixaram registrada a satisfação pela iniciativa, dando sinais de que outras acontecerão em breve. O comandante do BPTran, tenente-coronel Fonseca, destacou a importância da ação: “As operações integradas trazem mais efetividade nos resultados e promovem a interação necessária ao desenvolvimento de ações capazes de promover um trânsito mais seguro. Além de desmotivar condutas inadequadas de maus motoristas, passamos a fortalecer os vínculos institucionais e a coesão na prática de fiscalização e orientação aos cidadãos”, pontuou.

Embora o foco da operação tenha sido a presença ostensiva maciça de agentes de fiscalização nas ruas, outras serão desenvolvidas com objetivos específicos de combate à irregularidades, em especial a alcoolemia. Mais uma vez, outras instituições serão convidadas a participar para que a cobertura consiga atingir boa parte da metrópole.

Abaixo os dados completos da Operação “Tolerância Zero” dessa quarta-feira (05):

- Veículos abordados: 1.545

- Testes de alcoolemia (bafômetro): 1.333

- Recusa ao teste de alcoolemia: 59

- Embriaguez: nenhuma constatada

- Autos de infração confeccionados: 461

- Veículos removidos: 122

Principais autuações:

- Licenciamento em atraso: 140

- Recusa ao teste de alcoolemia (bafômetro): 59

- Condutores sem Habilitação: 39

- Permitir ou entregar veículo a pessoa não habilitada: 23