Operação ‘Rebocador’ é deflagrada contra tráfico de drogas e homicidas em Cariacica
Durante a operação integrada denominada “Rebocador”, realizada nesta terça-feira (25), policiais da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica, com apoio do 7º Batalhão da Polícia Militar, do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAer) e da Força Nacional de Segurança Pública cumpriram 30 mandados de busca e apreensão e nove de prisão nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Baixo Guandu, Santa Leopoldina e na cidade mineira de Aimorés. Um dos detidos é um homem de 24 anos apontado como o chefe do tráfico de drogas da região de Porto Novo, em Cariacica.
Segundo o titular da DHPP de Cariacica, delegado Eduardo Khaddour, essa operação está em andamento há pelo menos seis meses e no curso dela já foram detidos outros alvos identificados pela DHPP. “Dessas oitos prisões, três foram relevantes, pois cada um dos detidos tinha papel importante na associação criminosa, sendo um deles o chefe do tráfico de drogas e outros dois responsáveis por promover diversos tiroteios entre rivais na região”, afirmou o responsável pela ação, que envolveu 150 policiais entre civis, militares e da Força Nacional.
Sete mandados de prisão foram cumpridos no bairro Porto Novo, em Cariacica, e dois em Baixo Guandu. “Nós descobrimos que os detidos tinham parentes em Baixo Guandu e, em razão das nossas inúmeras operações em Cariacica, eles fugiam para lá para despistar. Depois de um tempo eles retornavam para o município”, contou o titular da Superintendência de Polícia Especializada, delegado José Lopes.
De acordo com Khaddour, os membros dessa associação criminosa já realizaram diversos confrontos armados na região de Porto Novo que ocasionaram muitos homicídios. “Todos os suspeitos são investigados por crimes relacionados a homicídios, tráfico de entorpecentes e associação criminosa”, disse.
Também foram apreendidos dois automóveis, uma moto e meio quilo de maconha. “Os carros eram usados pela associação criminosa e eram incompatíveis com a renda declarada pelos detidos. A apreensão deles vai causar um importante impacto na parte financeira da associação”, revelou o responsável pelo caso.
O titular da DHPP de Cariacica informou que um dos pontos das buscas foi um sítio localizado próximo ao Morro do Quiabo, em Cariacica. “Os integrantes dessa associação criminosa utilizavam esse lugar como rota de fuga. Os demais pontos foram residências dos suspeitos e locais alugados por eles para esconderem drogas”, informou.
Outros três suspeitos estão foragidos e têm mandados de prisão por homicídio qualificado. “Por isso, pedimos a população que caso tenham alguma informação que entre em contato pelo Disque-Denúncia 181, ou pelo site https://disquedenuncia181.es.gov.br/, para que eles sejam encontrados. Todas as informações serão apuradas”, garantiu.
Eduardo Khaddour acrescentou que outras operações serão deflagradas. “Continuaremos empenhando esforços para combater estes criminosos e evitar que mais vidas sejam perdidas devido ao tráfico de drogas. Todos os homicídios cometidos em Cariacica serão investigados e encaminhados à Justiça”, destacou.
Todos os detidos foram conduzidos para o sistema prisional e os materiais apreendidos foram levados para a Perícia.
Texto: Fernanda Pontes
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693