28/01/2021 16h00

Operação conjunta encontra armas e drogas e apreende adolescentes em São Gabriel da Palha

Policiais civis e militares realizaram uma operação conjunta, nessa quarta-feira (27), com objetivo de dar cumprimento de sete mandados de buscas, relacionados às investigações de um homicídio consumado que ocorreu no dia 25 de dezembro de 2020, no bairro Boa Vista, e uma tentativa de homicídio que ocorreu no dia 12 de dezembro de 2020 no Bairro Santa Helena. O objetivo principal das diligências era localizar as armas utilizadas nos dois crimes. 

Segundo o titular da Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha, delegado Rafael Caliman, o primeiro alvo da operação foi uma residência, localizada no bairro Santa Helena, no município. "Policiais constataram que um adolescente de 17 anos, constantemente denunciado por tráfico, dispensou uma arma de fogo e drogas prontas para comercialização. Assim, depois de vistoriarem um terreno baldio que fica em frente à casa, as equipes localizaram um revólver calibre .32 municiado e 12 buchas de maconha prontas para comercialização", disse.

O adolescente foi apreendido e na manhã desta quinta-feira (28) foi encaminhado ao Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) Norte, onde permanecerá internado provisoriamente, por 45 dias. 

Ainda de acordo com o delegado, em outro ponto, também localizado no Bairro Santa Helena, policiais prenderam em flagrante uma mulher de 25 anos que mantinha em sua residência cinco munições calibre .32, "ela foi autuada em flagrante por posse irregular de munição e foi liberada depois do pagamento de fiança arbitrada" contou Caliman.

Ao final das diligências, durante cumprimento dos mandados, as equipes receberam a informação de que um policial militar aposentado manteria, em sua residência, armas de fogo sem a devida autorização. 

"Representamos por uma busca no local e durante os trabalhos acabamos localizando três armas de fogo sem registro, fato que justificou a prisão em flagrante do morador. Ele foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e acabou sendo liberado depois do pagamento de fiança", relatou o delegado.

Durante a tarde, segundo o delegado, a equipe apreendeu um revólver calibre .38, que supostamente foi utilizado no homicídio de uma criança de 2 anos, enquanto brincava no quintal, no bairro Gustavo Boni, no dia 13 de dezembro de 2020.

"O adolescente foi apreendido no dia 23 de dezembro, em Jucuruçu, pela equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Mata Atlântica, da Bahia. Ele foi apresentado à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, para adoção de medidas cabíveis. O pai do adolescente recebeu uma informação sobre a localização da arma do crime e repassou para nossa equipe", disse Rafael Caliman.

O comandante do 2° Batalhão, tenente-coronel Mário Marcelo Dal Col, ressaltou a parceria com a Polícia Civil e os resultados que este trabalho tem trazido para a população. 

"Criamos uma relação de parceria e apoio muito grande com a Polícia Civil e isso faz toda a diferença no planejamento e execução do trabalho e também na nossa região", ressaltou o coronel.

Texto: Olga Samara e Priscila Barcelos   


 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
 
Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Polícia Militar
Matheus Zardini / Priscila Barcelos
(27) 3636-1577/ 9 9862-4006 e (27) 3636-1573/ 9 8802-3244

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI