23/01/2026 15h04

Indivíduo com mandado de prisão por tentar matar PM é preso após reconhecimento facial em Cariacica

Um foragido com mandado de prisão preventiva em aberto por tentar matar um policial militar, em 2020, foi preso, na tarde dessa quinta-feira (22), após passar por uma câmera de reconhecimento facial em um terminal do Sistema Transcol, em Cariacica. Assim que o alerta foi gerado, a viatura da Operação Terminal Seguro se deslocou e conseguiu localizar o indivíduo de 27 anos.

Após ser abordado, ele não resistiu à prisão e foi conduzido à Delegacia Regional do Município. De acordo com registro processual, o mesmo, em 2020, andava pela rua, quando sacou uma arma para tentar render um homem. Porém, a vítima era um policial militar, que deu voz de prisão ao suspeito. O criminoso apertou o gatilho duas vezes, porém, o revólver que portava, calibre .32 municiado, não funcionou.

Neste momento, o PM disparou, acertando o criminoso no braço. Ele foi preso em flagrante por tentativa de homicídio, porém, posteriormente, colocado em liberdade sob a medida cautelar de uso de tornozeleira eletrônica. Em junho de 2025, o suspeito teve um mandado de prisão expedido contra ele, por ter se livrado do equipamento.

Agora, após passar pelas câmeras de reconhecimento facial do Governo do Estado, o foragido retorna ao sistema prisional. O coronel Leandro Menezes, coordenador do Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da Sesp, destacou a eficiência do sistema em identificar o foragido, além da rapidez na ação, para que o mesmo não conseguisse escapar.

“A gente tem um protocolo rápido de acionamento do efetivo que está nas vias públicas, para conseguirmos garantir a abordagem de quem está passando e gerando os alertas. Neste caso, obtivemos êxito em capturar um indivíduo perigoso, que agora irá retornar ao sistema para pagar pelos crimes que cometeu”, concluiu.
 

Atendimento à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesp

Victor Muniz

(27) 3636-1572 / 99284-3303

comunicasespes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI