Homem que clonava cartões para fazer compras on-line e revender mercadoria é detido
Um homem de 45 anos foi preso, em flagrante, nessa quarta-feira (12), por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), em um condomínio no município de Vila Velha. O detido é investigado por clonar cartões, efetuar compras on-line e posteriormente vender a mercadoria. Um prejuízo estimado em 50 mil reais.
Segundo o titular da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos, delegado Brenno Andrade, as investigações tiveram início em dezembro de 2020, por meio de uma denúncia de um grande site de vendas.
“O site nos procurou informando que uma pessoa estaria utilizando cartões clonados para aplicar golpes na plataforma, e que o prejuízo estaria em torno de 50 mil reais. Esses golpes estariam sendo aplicados no decorrer do ano de 2020 e a polícia, então, começou a investigar”, contou.
Na residência do suspeito, foram apreendidos chips telefônicos, diversas máquinas de cartões de crédito, celulares, um simulacro de arma de fogo, entre outros objetos. Ao perceber a presença da equipe policial, o investigado tentou se desfazer de algumas provas, jogando-as pela janela e também dentro do vaso sanitário.
“Ele alegou que todos aqueles equipamentos seriam de responsabilidade de um cunhado dele que se encontra preso, mas a alegação dele não nos convenceu, já que os golpes ocorreram, inclusive, durante o período em que o cunhado dele já se encontrava preso”, disse Brenno Andrade.
Ainda de acordo com o delegado, em depoimento, o suspeito não confessou o crime. “Agora temos que apurar como ele fazia isso. A quantidade exata de vítimas, do valor que ele aplicou de golpe. Na residência dele encontramos mercadorias que não eram de procedência do site que fez a denúncia, razão pela qual vamos apurar se ele utilizava o mesmo modus operandi em outros sites de compra e venda de mercadorias”, afirmou.
A Polícia já entrou em contato com as empresas proprietárias das máquinas de cartões, para identificar as compras que foram realizadas utilizando essas máquinas, e se dentro delas vamos encontrar compras ilícitas. Também será verificado se os vários celulares encontrados na residência são roubados ou furtados, caso seja comprovado ele também irá responder por este crime.
O delegado Brenno Andrade alerta: “verifique sempre sua fatura do cartão de crédito. Consumidor deve ficar de olho e evitar ser vítima de crime cibernético. A vítima de ontem não sabia que tinha um cartão clonado em seu nome, possivelmente só saberia no futuro quando a fatura chegasse em sua residência ou quando tivesse seu nome negativado.”
As investigações sobre este caso vão continuar. O suspeito de 45 anos foi autuado por falsificação de cartão de crédito e foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV), onde permanece à disposição da Justiça e da autoridade policial.
Texto: Olga Samara
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Atendimento à Imprensa
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693