29/01/2026 15h31 - Atualizado em 29/01/2026 15h33

Gerência de Atenção ao Servidor da Sesp promove Workshop sobre saúde mental

Com uma importante conversa sobre saúde mental, a equipe da Gerência de Atenção ao Servidor (GAS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) realizou, nesta quarta-feira (28), um Workshop em alusão ao Janeiro Branco, que trata da importância da integridade da saúde mental.  

O tema da conversa foi ‘Reflexões sobre como o cuidado com a saúde mental fortalece o equilíbrio emocional e qualidade de vida’. O gerente da GAS e presidente da Comissão Permanente de Atenção á Saúde dos Profissionais de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (COPAS), professor Pedro Ferro, destacou a importância do diálogo na promoção da saúde mental e emocional.

“Utilizamos a simbologia do RE(começo), já que estamos no primeiro ano de 2026, um bom momento para refletir e redirecionar partes da nossa vida que precisem de atenção. A campanha Janeiro Branco é um movimento nacional iniciado em 2014, focado na conscientização e promoção da saúde mental e emocional”, explicou.

No primeiro tempo do Workshop, realizado no auditório da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória, o mestre em Controladoria e Finanças, professor Érico Coletedi Filho, apresentou noções importantíssimas sobre a saúde financeira e seus reflexos na vida dos servidores.

Na sequência, os participantes puderam ouvir o Capitão RR da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) Luiz Renato Locatelli, que é psicólogo clínico, especialista em administração com ênfase em Recursos Humanos, em Dependência Química e em Neuropsicologia. Ele apresentou os impactos causados pela dependência dos jogos na população em geral e nos servidores da Segurança Pública.

No segundo tempo do Workshop a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e uma das responsáveis pelo Projeto Mens Sana, professora Lívia Carla Rodrigues, apresentou e utilizou técnicas de mindfulness, que é a prática de focar a atenção intencionalmente no momento presente, observando pensamentos e sensações sem julgamentos, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e a reatividade automática.

Por fim, a apresentação do professor Pierre Silva, mestre em ciências da reabilitação e doutorando em Biotecnologia da Ufes, apresentou empregou vários exercícios de estimulação natural do nervo vago, para auxiliar no controle do estresse e ansiedade e, ainda, técnicas como respiração diafragmática.

A Equipe da GAS conta hoje com três profissionais de psicologia e uma estagiária também de psicologia e tem oferecido acompanhamento psicológico por meio do Projeto Mens Sana (Ufes) para os servidores da Sesp.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI