Gerência de Atenção ao Servidor da Sesp inicia 2025 com palestra e visita técnica
A Gerência de Atenção ao Servidor (GAS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) iniciou 2025 com atividades voltadas à saúde física e mental dos servidores da área de segurança pública do Espírito Santo. Nesta semana, a equipe realizou uma palestra alusiva ao “Janeiro Branco” e uma visita técnica em Venda Nova do Imigrante.
Nessas segunda-feira (20) e terça-feira (21), representantes da GAS e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) deram início à Pesquisa-ação “Mens Sana in Corpore Sano” junto às forças policiais da região serrana do Estado. A primeira visita ocorreu em Venda Nova do Imigrante, onde policiais civis, militares, científicos e bombeiros militares puderam conhecer melhor o trabalho da GAS, o objetivo da pesquisa e tirar dúvidas sobre o tema.
A Pesquisa-ação “Mens Sana in Corpore Sano” está inserida no Eixo Melhoria da Qualidade de Vida dos profissionais da segurança pública e tem como objetivo analisar a qualidade de vida de servidores de diversas instituições de segurança pública, utilizando esses dados para planejar metodologias e intervenções para a redução de riscos cardiovasculares, incidências psicológicas e nutricionais dos agentes.
Já nesta quarta-feira (22), a GAS/Sesp realizou palestra alusiva ao “Janeiro Branco” para servidores da Secretaria da Justiça (Sejus) e Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Sob o título “A Vida Pede Equilíbrio”, a palestra teve como objetivo conscientizar os servidores sobre a importância dos cuidados com saúde mental, utilizando como pano de fundo a campanha “Janeiro Branco”.
O gerente de Atenção ao Servidor da Sesp, professor Pedro Ferro, que foi o palestrante, explicou que o mês de janeiro geralmente é percebido como uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos, trazendo esta sensação de recomeço. Desta forma, é o momento oportuno para chamar atenção ao tema.
E por que “Janeiro Branco”? O professor Pedro Ferro esclareceu que a escolha da cor branca é uma referência ao papel em branco, onde podemos escrever uma nova história em relação a nossa saúde mental, sem os preconceitos e tabus que o tema carrega. Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar que possibilita ao indivíduo perceber suas próprias habilidades e lidar com o estresse normal da vida, produzindo, trabalhando e contribuindo com a comunidade.
“Momentos como o de hoje são importantes para que possamos continuar trabalhando pela saúde dos servidores públicos, em especial os que atuam nas forças de segurança. Este é um trabalho que estamos desenvolvendo desde 2021, e do qual nos orgulhamos muito. Além de trazer reflexão, encontros como este nos permitem falar de nossas experiências positivas e dos projetos que estão em andamento por meio da GAS/Sesp”, afirmou o professor Pedro Ferro.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com