17/03/2021 13h50

GAS realiza visitas técnicas para a saúde mental de militares das Companhias de Vila Velha e São Mateus

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da sua Gerência de Atenção ao Servidor (GAS) realizou, entre os dias 03 e 11 de março, uma série de visitas técnicas aos militares das Companhias de Vila Velha e São Mateus. As reuniões ocorreram nas Sedes de cada Batalhão, e contaram com a presença de vários representantes da Forças Policiais do Estado.

Na primeira visita, Pedro Ferro, presidente da Gerência de Atenção ao Servidor (GAS), esteve presente na 13ª Cia Independente, que fica localizada no bairro de Terra Vermelha, em Vila Velha. Na oportunidade, o professor foi recebido pelo Major Fiorim, comandante da unidade local. Na segunda, realizada em São Mateus, esteve reunido com o representante do 13º Batalhão, Major Hebert, além dos demais oficiais da Polícia Civil (PCES); do Corpo de Bombeiros (CBMES); e da Secretaria de Justiça (SEJUS), representada pela psicóloga, Luciana Chieppe.

Durante a agenda foram apresentados os projetos que serão implementados ainda neste primeiro semestre, na qual, se destaca os cursos de capacitação na área de saúde mental para gestores, bem como a elaboração das pesquisas diagnóstico nas unidades do Estado.

Vale ressaltar que todas as agendas desenvolvidas pela GAS/COPAS têm como grande objetivo, a conscientização aos gestores da Segurança Pública, Defesa Social e Justiça do ES sobre a importância da pesquisa científica como parte de um conjunto de ações voltada exclusivamente para a valorização do servidor, a fim de proporcionar efeitos positivos na saúde física e mental dos mesmos.

Em sua fala, Pedro Ferro, destacou que, como se trata de uma ação técnica, a participação voluntária e colaborativa dos participantes é fundamental. Além de pontuar que o objetivo geral dessa pesquisa é observar o nível de estresse no servidor da segurança pública no Estado.

“Se trata de uma pesquisa-ação técnica, sua característica participativa inclui o máximo possível de participantes, de forma voluntária e colaborativa, respeitando-se o número mínimo de uma amostragem não probabilística de servidores para o cumprimento dos objetivos propostos. O objetivo geral desta pesquisa-ação técnica é descrever a condição de estresse percebido do servidor da segurança pública no Espírito Santo e avaliar os efeitos de um programa de intervenção com ingredientes ativos e múltiplos”, pontou Ferro.

Por fim, o Projeto da Comissão Permanente de Atenção à Saúde do Profissional de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas) se insere cada vez mais no contexto de mudança de paradigma em relação aos recursos humanos das instituições de segurança pública no Brasil e do Estado. Na qual o objetivo é gerar e presta a assistência mental e física aos servidores.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesp

Victor Muniz

(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI